Metodologias Agile Marketing e Brandtech: como se complementam e transformam negócios

Fique por dentro de tudo sobre as metodologias Agile Marketing e Brandtech. Saiba como elas se complementam e impulsionam negócios em escala global.

Na era onde “tudo é para ontem”, sai na frente empresas que respondem rapidamente às mudanças do mercado.  Nesse cenário, o Agile Marketing e a Brandtech são grandes aliadas para gerar o crescimento sustentável das empresas.

Afinal, quando unimos branding, tecnologia e as principais diretrizes da metodologia ágil, criamos marcas valiosas que possuem um mindset focado em grandes resultados e na experiência do usuário.

Um desafio que vai muito além da agilidade para encontrar soluções, é sobre reestruturar processos e acelerar a tomada de decisão através de metodologias que garantem maior produtividade para as operações. 

Promissor e bastante inovador, não é mesmo? Fica por aí, vamos te explicar melhor como essas metodologias se complementam e transformam negócios.

Mas antes de continuar a leitura, fique por dentro do universo das Brandtechs. Acesse nosso artigo sobre “A metodologia Brandtech: propósito e crescimento acelerado” e entenda mais sobre o assunto.

O que é Agile Marketing?

Agile Marketing: o que é e para que serve?

Para sermos ágeis e diretos, vamos começar parafraseando Gustavo Hansel, CEO da GH Branding: “O Agile Marketing é como uma escadinha para o sucesso”

Cada pequeno degrau dessa escada corresponde a uma tarefa importante, que o ajudará a chegar até a sua North Star Metric com mais agilidade, qualidade e objetividade.

Ou seja, é uma metodologia ágil que aprimora a gestão de projetos a partir de ciclos curtos e acelerados de trabalho para tornar as estratégias de marketing mais assertivas e com foco total no cliente final. 

Colaborativo, com planejamento flexível, focado no consumidor e em responder às rápidas mudanças do mercado, o método propõe a revisão de ações ao final de cada ciclo do projeto, sempre com base em dados, testes e experimentações

Assim, os profissionais envolvidos conseguem analisar o todo e aprender rapidamente com os erros para resolver problemas de negócios em tempo real.

Mas, antes da prática, que tal nos aprofundarmos um pouco mais sobre como surgiu essa metodologia? 

Origem da metodologia ágil

Muito antes da era digital, já se pensava em como tornar os projetos mais ágeis. As discussões sobre o assunto começaram por volta das décadas de 70 e 80, mas as metodologias ágeis se consolidaram apenas no ano de 2001, na área de desenvolvimento de softwares, quando foi lançado o Agile Manifesto

O documento cita 4 valores que guiam a criação de softwares com mais agilidade: 

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano;

Além desses, também são listados 12 princípios que complementam os fundamentos para o desenvolvimento ágil de softwares, que podem ser consultados no Manifesto. Mas aqui nosso foco é outro e você já deve estar se perguntando: “Qual a relação disso tudo com o marketing?”

As metodologias ágeis nasceram e foram pensadas para o desenvolvimento de sistemas. E ao longo dos anos, foram adaptadas para as mais diversas áreas, inclusive o marketing

7 valores do Agile Marketing

Com sede de inovação e na busca por respostas criativas para problemas complexos, o marketing precisa agir rapidamente para entregar propósito, valor e conexão diante de um mercado extremamente competitivo. Por isso, os fundamentos da metodologia ágil se encaixam perfeitamente neste contexto. 

Para adaptar o método para a área de marketing, em 2012 os profissionais da área publicaram o seu próprio Agile Marketing Manifesto, no evento Sprint Zero, em São Francisco, nos Estados Unidos. 

O documento cita sete valores fundamentais para a sua aplicação:

  1. Aprendizado validado, não baseado apenas em opiniões e convenções: quando separamos o processo em várias pequenas etapas, experimentamos, aprendemos e coletamos dados ao final de cada tarefa. Isso ajuda a encontrar melhorias em tempo real a partir de feedbacks concretos.
  2. Colaboração multifuncional, sem silos e hierarquia: o trabalho em equipe, com foco na satisfação do cliente, torna as ações de marketing mais eficientes do que a criação de silos, que acabam isolando o conhecimento e gerando uma guerra departamental. 
  3. Campanhas adaptativas e interativas: em cada etapa do processo, aprendemos com nossos clientes para entregar ainda mais valor. Assim, conseguimos ajustar, adaptar e aprimorar a estratégia conforme as necessidades.
  4. Concentrar-se na descoberta do cliente mais do que em previsões estáticas: ao longo do processo é importante acompanhar o comportamento do consumidor para mensurar as respostas para cada ação. Assim, é possível aprimorar estratégias e torná-las mais direcionadas e relevantes.
  5. Planejamento flexível ao invés de um planejamento rígido: ter flexibilidade para elaborar estratégias que se adaptam rapidamente à realidade e às necessidades do mercado é praticamente o cerne da metodologia ágil.
  6. Responder à mudança ao invés de seguir um plano estático: respondemos aos problemas a cada passo que damos, ou seja, observamos as mudanças de mercado em tempo real para corrigir bugs e incrementar estratégias. 
  7. Pequenos experimentos: a metodologia prevê vários experimentos em períodos curtos para analisar o sucesso ou fracasso das ações com mais agilidade e eficiência. 

São essas as premissas mais importantes para implementar a metodologia ágil de forma eficaz. Quando bem traçadas, provocam mudanças profundas e rápidas na cultura organizacional do marketing e ajudam a resolver problemas reais com um olhar mais aguçado para as necessidades dos clientes. 

Importância do Agile Marketing para acelerar resultados

De acordo com a 4ª edição da pesquisa “State of Agile Marketing Report”, realizada pela AgileSherpas em colaboração com a Forrester Research, 51% dos profissionais de marketing relatam usar o Agile para gerenciar seu trabalho

A crescente adesão do uso da metodologia ágil acontece ano após ano. Isso porque gera uma série de benefícios para as empresas, sejam elas de pequeno a grande porte. 

Desde a consolidação do propósito de marca até o consumidor final, o método garante mais resultados em menos tempo e com mais assertividade.  

Fique por dentro das principais vantagens do Agile Marketing:

  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora a satisfação do cliente;
  • Fomenta a inovação;
  • Gera conexão entre as equipes e as demais áreas;
  • Coloca a empresa no cerne da transformação digital;
  • Promove um crescimento acelerado;
  • Garante eficiência na resolução de problemas.

Mas como implementar o Agile Marketing na prática?

Agile Marketing: como implementar na prática?

A essência básica do marketing se mantém e ainda é um importante pilar para gerar valor para as empresas que querem alcançar melhores resultados. Mas como falamos anteriormente, diante de um cenário de incertezas e um mercado altamente dinâmico, é preciso transformar o modo como aplicamos as nossas estratégias.  

Pense no Agile Marketing como um upgrade para o gerenciamento de seus projetos, que agrega maior eficiência e acelera a tomada de decisão. Suas diretrizes são pilares que podem ser a virada de chave para um crescimento rápido e cada vez mais escalável dos negócios.

Então, vamos entender a sua implementação na prática:

Adesão top down

De acordo com as falas do nosso CSO, Tiago Denardin, em sua participação no podcast “Insight Room”, a adesão à metodologia ágil deve acontecer de cima para baixo, ou seja, do líder para o restante da empresa. Caso contrário, não funciona. 

Isso porque envolve uma mudança de mindset disruptiva, que exige uma equipe colaborativa, integrada e dedicada em cada atividade do ciclo. 

Planos e metas muito claras

Ninguém sai do lugar quando não existe um objetivo claro a ser alcançado. Por isso a importância de definir a North Star Metric, uma métrica principal de sucesso, ou então os chamados KPIs, para criar um plano de ação estratégico que irá guiar os esforços da equipe durante todo processo.

Escolha de um ou mais modelos de trabalho (framework)

Os frameworks são metodologias que ajudam a colocar o agile marketing em prática. A escolha do mais adequado para a sua empresa vai depender dos objetivos e do tamanho da sua equipe. Entre os mais comuns no marketing temos: 

  • Scrum: equipes mais enxutas e ciclos curtos de trabalho de 1 a 4 semanas (sprints);
  • Lean: indicado para empresas pequenas, utiliza somente o tempo e os recursos que são necessários para cada projeto; 
  • Kanban: uma metodologia visual de gestão de processos que permite monitorar todo fluxo de trabalho.

Reforçamos que cada framework possui uma proposta diferente, e fica a critério da sua empresa determinar qual utilizar para organizar o ambiente de trabalho.

Formato de sprints

Para garantir um ambiente de trabalho colaborativo, integrado e organizado, é importante manter reuniões e encontros recorrentes que permitam a troca de informações sobre o projeto. Isso ajuda a manter todos da equipe na mesma página. 

Esses encontros vão se tornar fundamentais para alinhar objetivos, combinar metas, promover ações e debater as expectativas de entrega. Lembrando que as reuniões devem acontecer tanto internamente, quanto com o cliente. 

Dados, testes e experimentações

Com as tarefas divididas em etapas, fica mais fácil experimentar e aprender com os dados coletados. Ao final de cada etapa, faça uma análise do comportamento do consumidor e entenda como o mercado responde às ações. Essas informações se transformação em insights valiosos para o seu negócio e o ajudarão a aprimorar a estratégia cada vez mais. 

Com dados concretos é possível identificar gaps e padrões que antes não foram mapeados. E, a partir deles, criar hipóteses em tempo real para estabelecer novas soluções e, novamente, testar. 

É assim que criamos estratégias direcionadas e com mais chances de assertividade. Experimentamos, mensuramos e aprimoramos. Repetimos esse processo até que o projeto esteja atendendo de fato às necessidades do cliente. 

Ferramentas e uso de tecnologia 

Se a metodologia ágil acelera processos. A tecnologia ajuda a colocá-la em prática. E vice-versa.

Isso porque uma complementa a outra. Afinal, organizar ciclos curtos de trabalho, promover a integração entre toda a equipe, coletar dados e controlar de maneira organizada cada meta ao longo do projeto é desafiador, mas extremamente possível com uso de soluções tecnológicas. 

E é justamente aqui que percebemos o poder de unir a metodologia Agile Marketing com a Brandtech. Ainda que suas ações tenham objetivos distintos, quando complementares alcançam ainda mais resultados. E melhor, conectam o que é mais essencial para garantir o diferencial competitivo: valor para o consumidor, qualidade de trabalho para os colaboradores e autoridade de marca. 

Brandtech e Agile Marketing: agilidade para entregar propósito, conexão e boa performance

Brandtech e Agile Marketing: agilidade para entregar propósito, conexão e boa performance

A tecnologia é imprescindível para as tomadas de decisões ágeis, precisas e embasadas em testes que preveem os resultados das ações de marketing. Isso quem afirmou foi Philip Kotler, em seu livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”.

Mas facilmente poderia ser a explicação básica de porque as metodologias Agile Marketing e Brandtech são poderosas quando aplicadas em conjunto

Conectar negócios e pessoas a partir de um mindset inovador. A Brandtech é a metodologia criada pela GH Branding que coloca a tecnologia e o propósito de marca como pilares impulsionadores. Eles ditam as regras do jogo e abrem caminhos para novas experiências de mercado. 

Antes de nos aprofundarmos mais sobre como as duas metodologias se complementam, acesse nosso artigo “Saiba como Brandtech pode ajudar a alavancar seus negócios” e entenda como a Brandtech impulsiona negócios em escala global. 

Você entenderá que a Brandtech, assim como o Agile Marketing,  transforma o modo como pensamos o marketing

Com foco na satisfação do cliente e na busca por respostas rápidas para problemas complexos, as duas se complementam quando conectam suas expertises e geram inovação de dentro para fora da empresa. 

Ou seja, enquanto uma se torna o fio condutor, a outra conduz processos ao longo dele. Assim como explica Tiago Denardin: 

“Dentro da Brandtech o interessante é que entram uma série de disciplinas, tanto a de Growth Hacking, quanto metodologia de Agile Marketing. Nesse sentido, a Brandtech é um grande delimitador, dá sentido para o todo, mas quem conduz o dia a dia é o mindset do Agile Marketing”.  

Esse é o segredo para entregar propósito, conexão e boa performance: tenha a Brandtech intrínseca no seu DNA e adote metodologias ágeis para entregar com rapidez a melhor experiência para o seu usuário. 

You May Also Like