Propósito na prática: como criar com estratégia e criatividade

Entenda o que é o propósito da marca e como ter mais clareza sobre o papel do seu negócio no mundo pode dar mais destaque em cenários cada vez mais competitivos.   


O que é propósito de marca

Nas últimas décadas as discussões acerca do propósito de marca vem ganhando mais relevância, tanto para quem as cria, quanto para quem as consome.

Vivemos em tempos onde as mudanças são cada vez mais aceleradas e diariamente surgem novas variáveis que podem impactar o cenário da sua empresa. Sejam as recentes tendências no tik tok, mudanças radicais nas formas de fazer anúncio  ou um metaverso repleto de novas possibilidades

O propósito vem para ajudar empresas a se posicionarem com mais clareza em meio a tantas mudanças. 

Ele é a sua razão de existir, manifestada através de uma frase que sintetize toda a essência do seu negócio. Uma definição simples, mas que traz grandes implicações para um futuro de sucesso no processo de construção de marcas. 

Também é o responsável por traduzir a alma da sua empresa. É um guia que te auxilia, não só a gerar mais identificação com seu público, mas também norteia as tomadas de decisão que sua marca pode e deve fazer. 

Propósito e Brandtech


Testar faz parte do DNA aqui na GH. Foi assim, após muitos testes, observação e estudos que desenvolvemos a metodologia brandtech.Uma metodologia autoral que combina branding e tecnologia para acelerar o crescimento das empresas.

E é partindo do propósito que a metodologia brandtech orienta por onde as empresas devem seguir para alcançarem uma maior sinergia e desenvolvimento. Ele é o core das transformações verdadeiras que alinham seus consumidores e colaboradores em uníssono. 


Leia: A metodologia Brandtech: propósito e crescimento acelerado

Entenda como encaixar o propósito na rotina da sua empresa. 


Gestão de marca é feita dia após dia

Com um propósito bem definido, fica muito mais fácil ter clareza sobre novos produtos que podem ser lançados, quais as campanhas que deveremos focar, a decoração de um ponto de venda e até a forma de mandar uma mensagem para o seu cliente. É como uma bússola para o seu negócio, que mostra para onde vamos e orienta para chegar mais longe sem se perder no caminho. 

Lembre-se: coerência é tudo na construção de marcas a longo prazo. 

A Apple não fez a sua gestão de marca da noite para o dia. São anos e anos de muita inovação e criatividade, alinhadas a um propósito transformador e estratégias sólidas de marketing e comunicação. 

E se você ainda está na dúvida se um propósito bem feito pode transformar a sua empresa, a gente te explica os porquês.  

Se destacando na multidão

A essência de uma marca é o que a torna única, em um cenário onde cada vez mais competimos pela atenção do nosso consumidor, tudo o que pode nos diferenciar de forma 

positiva merece receber a devida atenção.  

Falando em atenção, na era digital esse se tornou um dos recursos mais escassos e valiosos para qualquer empresa e profissional de comunicação. Um estudo realizado pela WGSN Mindset concluiu que o tempo médio de atenção de um ser humano é de 8 segundos. 

Ou seja, na teoria é mais fácil a sua marca conseguir a atenção por mais tempo de um peixe dourado, com seus incríveis 9 segundos de atenção, do que do seu potencial consumidor .   

É neste cenário, onde não há tempo a perder, que o propósito de marca ganha ainda mais força.

De um lado temos os negócios que seguem se reinventando para se conectar com seus consumidores de formas mais humanizadas e verdadeiras. Do outro, os clientes que buscam marcas mais compatíveis com suas visões de mundo e valores pessoais.

Os números não mentem

A tendência mundial segue em direção a um futuro onde marcas com clareza do seu papel na sociedade e meio ambiente saem na frente das demais. 

  • 67% dos consumidores globais consideram importante que as marcas que eles escolham tenham um impacto positivo na sociedade, além da qualidade dos produtos ou serviços.  (IPSOS 2017)
  • 64 % dos consumidores globais consideram mais atraentes as marcas que comunicam o seu propósito com clareza (Accenture 2018) 
  • 62% querem que as marcas se posicionem sobre pautas que elas se engajam (Accenture 2018) 
  • 81% afirmam que as empresas devem contribuir com o meio ambiente (Nielsen)

                                                                                                                                                                       Produzir uma frase pode parecer simples, mas condensar toda a visão de mundo, valores e o papel de uma marca para a sociedade é uma tarefa complexa. Mas estamos aqui justamente para te trazer uma luz de por onde começar.

Por onde começar?

Não existe propósito verdadeiro sem investigar profundamente a essência do negócio. 

Um processo bem estruturado pode te ajudar a identificar os seus valores com mais facilidade. Criar um mapa mental detalhado da marca é um bom pontapé inicial. Olhar para dentro para conseguir enxergar além dos produtos e serviços e entender como é possível impactar positivamente as pessoas e o mundo.     

Nesse processo de pesquisa é muito importante ouvir atentamente o que as pessoas têm a dizer. Tanto potenciais clientes quanto colaboradores. Quando escutamos os diferentes pontos de vista de quem faz parte da rede de uma marca, conseguimos ter uma visão mais ampla sobre como atuamos na vida das pessoas.

Cuidado com os excessos de associações

Quando os significados e simbolismos vão longe demais, podemos gerar problemas para a nossa gestão de marca. Na hora da ideação é preciso ter cuidado para tornar o que se está criando em algo realmente executável. 

Com tantas informações e estímulos disponíveis, fica ainda mais difícil separar o que realmente é essencial do que não deveria fazer parte do universo semântico do seu negócio.

Quando tentamos comunicar demais, corremos o risco de ser menos compreendidos. 

É importante manter a clareza sobre o que você é, qual a sua entrega e os diferenciais do que você oferece. No fim das contas, o poder da realidade supera o poder das associações. Não será um propósito bem definido que irá salvar um produto ou serviço sem qualidade, é uma via de mão dupla.  


O componente emocional sempre fará parte do universo das marcas, mas uma construção eficiente deve ir muito além disso. O significado real de uma marca se dá no quanto ela impacta a vida das pessoas. 

Na dúvida, conte com especialistas

Esperamos que esse conteúdo te ajude a ter mais clareza sobre como desenvolver um propósito com mais profundidade e originalidade.

Agora, se o seu desafio de negócio estiver precisando de uma ajuda para decolar, aqui na GH Branding contamos com um time de especialistas em marcas para tornar esse processo mais prático e assertivo para a sua empresa. 

Redação: Gabriel Cantarelli

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