POV: você entrou em 2024 e todas as novas tendências, atualizações, algoritmos e muito mais sobre o mundo da mídia social estão começando a sobrecarregar você. As redes sociais tornaram-se parte integrante de nossas vidas diárias, evoluindo constantemente para atender às novas necessidades e preferências dos usuários.
Ao olharmos para este ano que se inicia, é essencial antecipar as próximas tendências e atualizações no mundo sempre dinâmico do social media.
Alguns anos atrás, o pior pesadelo de quem trabalhava com social media eram as atualizações não anunciadas do algoritmo. Hoje, enfrentamos uma mudança completa no comportamento das pessoas, em seus hábitos de consumo e numa nova geração de usuários de redes sociais com necessidades específicas.
O uso das mídias sociais está aumentando e crescendo constantemente. Com mais de 4,74 bilhões de usuários ativos, o que representa um aumento de 4,2% em relação ao número de usuários reportado no ano anterior. Isso significa que 59,3% da população mundial está ativa nas redes sociais. A pandemia que começou em 2020 é sem dúvida responsável, pelo menos em parte, pelo enorme número de usuários das redes sociais. Os dados confirmam isso, pois as pessoas passam mais tempo nos seus canais sociais preferidos.
Isso parece ótimo, certo? Mais usuários significa mais oportunidades de atingir uma participação maior no mercado. No entanto, também significa um aumento da concorrência, uma vez que todos os esforços estão concentrados numa série de canais de redes sociais de alto desempenho, o que pode rapidamente traduzir-se em saturação de conteúdo, fadiga de envolvimento dos usuários e ultrapassagem do orçamento.
Então, vamos dar uma olhada em algumas 12 tendências de social media nas quais concentrar seus esforços de marketing.
Para começar! Você não precisa estar em todas as plataformas
Ah, mas todo mundo tem. Sua mãe já te dizia que você não é todo mundo. Cada plataforma é especializada em diferentes tipos de conteúdo, tem diferentes tipos de público, etc.
Uma dica importante é: não crie uma rede se você não tiver condições de geri-la e criar um conteúdo com frequência, vai ficar muito pior do que não tê-la.
Saiba que é fundamental estabelecer o seu público e que tipo de conteúdo faz mais sentido para sua marca. Você também pode aproveitar suas plataformas maiores para se promover. Significa usar suas plataformas maiores e mais populares para comercializar suas contas menores (e testar novos canais).
Agora, vamos ao que interessa.
1 Autenticidade é a chave
Além do conteúdo em vídeo que continua aparecendo na lista de tendências das mídias sociais, a autenticidade foi se tornando o fator determinante do sucesso das plataformas de mídia social. Na época das imagens e vídeos excessivamente editados e do cinismo dos clientes, a autenticidade, as postagens em tempo real e as postagens com as quais os clientes possam se identificar são mais uma demanda do que uma expectativa.
A popularidade do TikTok e da crescente plataforma BeReal demonstra precisamente isso – a necessidade de conteúdo livre de filtros e situações e personalidades reais e relacionáveis. Essa tendência está lentamente tomando precedência sobre o conteúdo “insta” tradicional e filtrado.
As pessoas não vão se conectar com marcas que falam apenas sobre elas mesmas e seus produtos.
As pessoas desejam informações úteis que possam usar em suas vidas. Eles querem uma conexão emocional com uma marca. Eles querem saber que uma marca é humana e compartilha seus valores.
As marcas mais impactantes da atualidade estão adaptando seu conteúdo social para que conte uma história genuína e construa a autenticidade da marca.
[Off topic] antes de seguirmos, porque todo mundo gosta de uma boa fofoca
O Facebook não morreu. Ele continua sendo a rede social mais popular no mundo, mas o eMarketer relata que a porcentagem de usuários do Facebook com menos de 25 anos é agora inferior a 18% .Embora 31 milhões de usuários do Facebook tivessem menos de 25 anos em 2020, espera-se que esse número diminua para apenas 23,3 milhões de usuários até 2026.
2 Automatizar tarefas com IA
Por enquanto, a construção de um conteúdo autêntico e criativo só pode sair da estratégia de um ser humano, com seus conhecimentos sobre pessoas. É sobre isso que se trata as redes sociais. A IA generativa desempenhará um papel significativo na aceleração do desenvolvimento de criativos de marca, mas qualidade em vez de quantidade é fundamental e, ao usar IA, as marcas ainda precisam se adaptar aos diferentes tons e formatos de cada plataforma social para soarem humanas.
Uma pesquisa da HootSuite relata que 75% dos profissionais de marketing de mídia social planejam usar IA para revisar e reescrever completamente o texto em 2024. Isso representa um aumento de 103% em relação a 2023. Além disso, a pesquisa da HootSuite também descobriu que 52% dos profissionais de mídia social planejam usar IA para criar imagens em 2024 – um aumento de 136% em relação a 2023.
Midjourney, DALL-E e Stable Diffusion são as plataformas de geração de imagens mais populares para profissionais de mídia social.
Também veremos mais regulamentações em torno da transparência para o uso de IA, como rótulos do YouTube para conteúdo gerado por IA.
No início de 2023, a Coca-Cola anunciou uma parceria com OpenAI e DALL-E . A campanha “Real Magic” da empresa incentiva os usuários a criar produtos da marca Coca-Cola com a ajuda da IA.
A inteligência artificial também desempenhará um papel significativo na personalização de conteúdo:
- Algoritmos sofisticados: os algoritmos se tornarão mais sofisticados, adaptando os feeds de conteúdo às preferências e ao comportamento do usuário.
- Anúncios altamente direcionados: os profissionais de marketing devem aproveitar a IA para campanhas publicitárias altamente direcionadas.
Muitas empresas, principalmente as de alto luxo, estão usando inteligência artificial para a construção de Realidade Aumentada (AR).
3 Experiências de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)
2024 provavelmente verá a realidade aumentada ocupar o centro das atenções nas redes sociais.
- Testes virtuais: AR será usado para testes virtuais, permitindo aos usuários testar os produtos antes de fazer uma compra.
- Narrativa imersiva: as marcas usarão AR para criar experiências imersivas de narrativa, confundindo a linha entre os mundos digital e físico.
Lembre-se de que a mídia social atende principalmente às pessoas, não apenas às marcas. Conectar-se efetivamente com seu público, tanto no presente quanto no futuro, requer uma compreensão profunda do comportamento do usuário.
Você pode aproveitar tecnologias como Realidade Aumentada (AR) para criar experiências significativas nessas plataformas. Com AR, o Facebook e o Instagram melhoraram as experiências de compras sociais para seus usuários. Embora até o momento apenas alguns tipos de produtos sejam suportados, a tecnologia tem um alto potencial para o comprador no mercado consumidor.
Os profissionais de marketing perceberam a crescente popularidade da RA e estão começando a implementá-la em suas campanhas de divulgação social.
Você pode ter certeza que a Realidade Virtual tem uma funcionalidade, principalmente com o apoio do Facebook e seu total suporte em hardware e conteúdo. Embora o foco atual da VR esteja nos jogos de realidade virtual, é seguro dizer que no futuro não irá parar por aí. O YouTube também já está experimentando a realidade virtual, oferecendo diversas experiências como assistir a shows, praticar atividades esportivas e fazer safáris virtuais.
Então você pode ver que a RV veio para ficar e mal estamos arranhando a superfície de seu potencial. Imagine apresentar seu produto em 3D, o que estabelecerá um novo padrão para compras, compra de um carro ou procura de um novo apartamento. E o melhor da realidade virtual é que isso é apenas o começo.
4 Vídeos curtos no trono e a ascensão do TikTok
O relatório de estatísticas de marketing de vídeo da Wyzowl para 2023 mostra claramente que o marketing de vídeo é o caminho a seguir, pois:
- 91% das empresas usam vídeo como ferramenta de marketing em 2023
- 96% dos profissionais de marketing de vídeo afirmam que o marketing de vídeo aumentou a compreensão do usuário sobre seu produto ou serviço.
- 91% afirmam que o marketing de vídeo os ajudou a aumentar o tráfego.
- 89% das pessoas afirmam que assistir a um vídeo as convenceu a comprar um produto ou serviço.
- 79% das pessoas afirmam que assistir a um vídeo as convenceu a comprar um software ou aplicativo.
Outra descoberta interessante é que 90% dos vídeos verticais ( Instagram Reel , Instagram Story , Facebook Reels, vídeos TikTok , YouTube Shorts) têm uma taxa de conclusão de exibição mais alta em comparação aos horizontais.
Embora ainda em ascensão com os vídeos curtos, o TikTok já tem permitido vídeos mais longos – veremos os resultados desses testes da plataforma.
Em contrapartida, a audiência da TV está diminuindo lentamente, especialmente entre a Geração Z, que está fazendo uma transição lenta para o TikTok. Há uma preferência crescente entre este grupo por conteúdo gerado pelo usuário autêntico e bruto, especificamente para o TikTok, que depois aparece nos Reels.
O formato curto não é apenas inevitável neste momento, é o conteúdo mais consumido na internet.
Vídeos curtos se tornaram um fenômeno popular entre o público mais jovem. De acordo com um estudo, o TikTok tem atualmente 1,4 bilhão de usuários ativos mensais e a meta era de atingir 1,8 bilhão até o final de 2023.
A Geração Z é o grupo demográfico que impulsiona essa tendência, mas outros estão seguindo o exemplo. E está claro por que vídeos curtos e envolventes são tão difundidos. Eles são fáceis de criar e bastante baratos, o que resulta em um ótimo conteúdo gerado pelo usuário.
No Instagram não é diferente, embora o grupo demográfico principal seja diferente, esse tipo de “microconteúdo” de vídeo também teve um aumento na popularidade entre eles. E à medida que a capacidade de atenção diminui de geração em geração, essa tendência de conteúdo só aumentará. Os influenciadores, por exemplo, usam esses vídeos curtos para promover produtos e serviços de parceiros para seus públicos.
Para considerar o TikTok em sua estratégia: 45% dos usuários do TikTok são da Geração Z. De acordo com uma pesquisa, 55% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus gastos no TikTok em 2024. Como a Geração Z é o segmento de consumidores que mais cresce na economia, isso representa uma oportunidade valiosa para os profissionais de marketing.
Além disso, a Forrester prevê que grande parte do orçamento publicitário que foi anteriormente alocado para atingir as gerações mais jovens através de anúncios lineares na TV será agora gasto no TikTok.
As plataformas de mídia social se tornaram o mecanismo de busca preferido de muitas pessoas, lenta mas seguramente, e prevemos ainda mais em 2024.
A partir de perguntas sobre quais produtos usar, onde comer e que roupa vestir, muitas pessoas (especialmente a geração mais jovem) estão recorrendo às mídias sociais antes de ir para o Google.
Com muitos aplicativos de mídia social melhorando suas opções de pesquisa onde você pode digitar uma frase simples e encontrar toneladas de informações, criadas por pessoas parecidas com você. Então, oras, por que não recorrer às mídias sociais?
6 O YouTube está vivo e funcionando
O segundo site mais visitado do mundo, o YouTube, está longe de sair da luta. O YouTube tem vários benefícios:
- Ele permite que as marcas planejem uma estratégia de vídeo longo e duradouro.
- Você pode criar conteúdo perene baseado em pesquisa. Isso significa que, em vez de depender de algoritmos individuais para apresentar seu conteúdo a um visualizador, comumente conhecido como FYP ou “For You Page”, você pode usar o Google para direcionar seu tráfego.
- Grandes possibilidades de reaproveitamento. Você pode cortá-los em vídeos menores e usá-los nas redes sociais, publicá-los novamente como IGTV ou incorporá-los em seu blog (o que é um excelente hack de SEO).
A melhor maneira de começar é fazer com que seus clientes respondam às perguntas mais frequentes. Provavelmente, se seus clientes estão perguntando, outros provavelmente estão ocupados pesquisando-os no Google.
7 Seu público é B2B? O LinkedIn também continuará crescendo
A popularidade do LinkedIn continua com os usuários crescendo ano após ano e a previsão é que continue aumentando entre 2024 e 2027 com mais 82,6 milhões de usuários.
Após o quinto ano consecutivo de crescimento, estima- se que a base de usuários do LinkedIn atinja 828,43 milhões de usuários até 2027. A plataforma está investindo pesadamente em integrações de IA, bem como em programas para criadores de conteúdo, e vale a pena que as marcas invistam tempo refinando sua abordagem no LinkedIn.
Reconhecendo o crescimento recente do setor, o LinkedIn introduziu uma ferramenta de rotulagem de Parceria de Marca em setembro de 2023 para utilização em publicações pagas.
A Influencer Intelligence registou um aumento significativo nos pedidos de identificação de influenciadores no LinkedIn este ano e prevê que é provável que continue a aumentar. Mas as marcas precisam lembrar que seus alvos também podem estar em outras plataformas.
Os consumidores de hoje esperam uma resposta imediata para seus problemas.
A Zendesk relata que mais de 70% dos consumidores esperam um serviço imediato das empresas que contactam. No entanto, apenas 56% dos consumidores se sentem bem atendidos em suas interações de suporte com as marcas no ano passado.
É importante ter uma linha direta de comunicação com seus clientes para resolver rapidamente possíveis problemas. Qual a melhor maneira de se conectar com eles a partir dos canais já disponíveis? Como explorar trocas espontâneas em um lugar onde tudo é quase instantâneo? As redes sociais servem como uma ferramenta de atendimento aos seus clientes. Além disso, é uma ótima forma de fazer Relações Públicas quando as marcas respondem de forma aberta aos clientes e os ajudam.
Além disso, o Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) é uma oportunidade para as plataformas se conectarem com compradores reais, bem como acompanharem a opinião do consumidor, desenvolverem uma compreensão mais profunda do público e se envolverem na escuta social. Foi demonstrado que o UGC aumenta a intenção de compra em 77% e aumenta a fidelidade em 65%, e até mesmo experiências negativas podem ser um catalisador para melhorias.
Acompanhe as conversas para que você possa contribuir e se envolver ativamente com o que seu público está falando. Mas conversar com muitas pessoas ao mesmo tempo é confuso e você pode perder de vista o que elas estão falando de qualquer maneira. Principalmente quando as conversas acontecem em vários lugares ao mesmo tempo.
A escuta social pode ser usada de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, quando alguém mencionar sua marca, você vai querer estar presente, principalmente se for um cliente com um problema ou dúvida. Uma resposta rápida e útil faz mais pela imagem da sua marca do que os anúncios jamais poderiam. Mas não se trata apenas de ser reativo, quando você também pode ser proativo, antecipando-se ao desenvolvimento de tendências de tópicos e vendo como as pessoas reagem a elas.
Outra ótima maneira de incluir a escuta social em sua estratégia de marketing é a análise da concorrência. Monitore empresas concorrentes em seu mercado para ver como elas estão interagindo com seu público. O que eles estão fazendo certo e o que você pode fazer melhor em sua abordagem social. E descubra em quais canais sociais eles são mais ativos, para descobrir novas oportunidades e públicos para sua marca.
Mais de US$ 549 bilhões foram gastos em anúncios digitais em 2022. E especialistas dizem que esse número pode chegar a US$ 802 bilhões em 2026. Esses gastos agora representam mais de 65% do total gasto com publicidade. Os anúncios nas redes sociais são uma grande parte do orçamento.
Espera-se que apenas cinco empresas obtenham quase 52% de toda a receita publicitária global em 2024; duas são empresas de mídia social (Meta e ByteDance).
Mas não são apenas os investimentos com publicidade que estão aumentando. As empresas também estão investindo mais em marketing de influenciadores.
11 Ascensão do comércio via redes sociais
À medida que as compras online estão se tornando cada vez mais comuns e os consumidores usam as mídias sociais para comprar produtos ou avaliá-los, seus clientes devem ter maneiras fáceis para fazer compras.
A ideia é trabalhar com as redes sociais para minimizar qualquer potencial frustração na hora da compra. Além disso, você pode aproveitá-las para gerar experiências de compras nativas usando ferramentas como Facebook, Instagram e TikTok. Isso resultará em um ROI mais alto e uma experiência do usuário melhor.
Não é surpresa que 71% dos consumidores preferem fazer compras online. Mas antes de adicionar ao carrinho, 84% dos compradores online nos EUA dão uma olhada em uma plataforma de mídia social antes de comprar. É por isso que é de extrema importância que você atualize a maneira como coleta e compartilha avaliações de clientes nas redes sociais.
A Geração Z é a primeira geração móvel e o Instagram é seu principal canal de descoberta. Um relatório recente da agência digital e criativa Composed descobriu que 60% dos compradores da Geração Z nos EUA usam a plataforma para descobrir novas marcas e produtos.
Além disso, um relatório da Piper Jaffray descobriu que 73% dos compradores da Geração Z nos EUA desejam que as marcas e varejistas se conectem com eles sobre novos produtos e promoções por meio do Instagram.
12 Uso das redes sociais como ferramenta de busca
SEO social não é algo que você vai querer ignorar. Descobrir produtos, pesquisar marcas e obter conselhos agora são tarefas que podem ser facilmente realizadas nas redes sociais, em vez da barra de pesquisa do Google.
A pesquisa social é incrivelmente conveniente para os usuários porque eles já estão na plataforma. Além disso, os resultados da pesquisa são atualizados em tempo real à medida que mais usuários adicionam conteúdo. Na verdade, 44% dos membros da Geração Z e 33% dos millennials obtêm informações sobre seus produtos principalmente nas redes sociais.
Os usuários também procuram conteúdo educacional e tutoriais. Portanto, na construção do conteúdo, use hashtags, adicione texto alternativo e coloque palavras-chave nas legendas para facilitar a localização do conteúdo.
O TikTok, Instagram e Reddit têm um recurso de anúncio em suas respectivas ferramentas de busca. De acordo com a chinesa ByteDance, proprietária do TikTok, as buscas aumentam o desempenho dos ADs: 70% dos grupos de anúncios que foram testados usando anúncios de pesquisa alcançaram um CPA (Custo por Aquisição) mais baixo do que aqueles que não utilizaram anúncios de pesquisa. A marca de beleza Clinique viu um aumento de 441% nas conversões ao utilizar anúncios de pesquisa.
Uma dica final sobre tendências das redes sociais
Ufa! Foi bastante coisa, sabemos! Espera-se que o uso das mídias sociais permaneça em uma trajetória ascendente nos próximos 2 a 3 anos.
Quem está nessa praia há tempos sabe que tudo muda o tempo todo, as tendências populares têm pequenos começos. É por isso que você deve ficar atento às novidades das redes sociais, assim como as oportunidades de negócio que elas oferecem.
Porém, tenha cuidado para não se espalhar muito. Concentre-se em algumas tendências de mídia social que você pode encaixar em seu plano de marketing e execute-as da maneira certa. Descubra o que funciona para você e sua marca enquanto presta atenção ao seu público.
Vale dizer ainda um por que sempre será NOT: Criar conteúdo sem propósito ainda é um grande “NÃO!”. Um CTA claro é necessário para colocar o usuário no funil de vendas. Você precisa manter o objetivo do seu conteúdo como foco central. Porque, como todos sabemos, não se pode sacar visualizações e curtidas no banco.
E por fim, mas não menos importante! Algumas redes sociais para ficar de olho em 2024:
- A francesa BeReal, um aplicativo de compartilhamento de fotos sem filtro, espontâneo e imprevisível, super atrativa para a GenZ; e
- A resposta da ByteDance ao Instagram, o Lemon8, que parece combinar recursos do próprio Instagram e do Pinterest.
Agora que você está familiarizado com tudo o que há para saber sobre as últimas tendências das mídias sociais, é hora de trabalhar na sua estratégia!
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