Brandtech – ​​Como o reposicionamento de marca ajuda sua empresa a permanecer relevante

Com a natureza em constante mudança do mundo em geral nos dias de hoje, o reposicionamento de marca é uma ferramenta inestimável para qualquer empresa que se depare com uma indústria em transformação ou um mercado dinâmico.

De acordo com dados da Gartner 2021 Digital Marketing Survey, 29% dos grandes líderes de negócio já estão planejando um reposicionamento de marca. 

O fato é que, quando o cenário em que sua empresa opera muda de maneira significativa, o mesmo acontece com a maneira como seus clientes o percebem. O posicionamento da marca permite que você corrija esse desalinhamento, reformulando a maneira como seus clientes o percebem – para melhor – isso com o auxílio da metodologia Brandtech

As indústrias nos dias de hoje estão mudando a cada minuto. À medida que a tecnologia evolui, o mesmo acontece com as soluções da indústria, dando um xeque-mate nas empresas, que se vêem encurraladas no caminho entre se adaptarem ou virarem dinossauros.

Se a transformação digital ou a inovação de produtos alteraram fundamentalmente seu setor, o reposicionamento da marca deve ser parte integrante da resposta da sua empresa. O reposicionamento de sua marca garante que seus clientes o percebam como à frente da curva, em vez de fora de sintonia com uma vertical em evolução.

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A seguir, veremos exatamente o que queremos dizer com reposicionamento de marca, quando e como reposicionar sua marca e como Brandtech te ajuda neste processo. 

O que é Reposicionamento de Marca?

O reposicionamento de marca é o processo de remodelar a percepção de um público-alvo de uma empresa, produto ou serviço.
Vendo como as marcas são todas sobre percepções, é lógico que o reposicionamento da marca se resume essencialmente ao ajuste das percepções.
Remodelar as percepções do cliente por meio do reposicionamento da marca envolve essencialmente recuperar a narrativa em torno de sua empresa ou oferta. Ele permite reformular as associações com sua marca e redefinir a posição que você ocupa no cenário competitivo.

Quando considerar reposicionar sua marca

  • Quando sua marca não é mais relevante no mercado em que está inserida;
  • Quando há a necessidade de segmentar um novo público;
  • Quando a Indústria muda;
  • Quando seus produtos ou serviços evoluíram;
  • Quando enfrenta-se uma concorrência cada vez maior e mais forte;
  • Quando você quer se disponibilizar para uma aquisição

Quando se trata de branding, a relevância é uma métrica de quão bem sua marca atende às necessidades e desafios dos clientes. No minuto em que sua marca não atender adequadamente às necessidades dos clientes, ela não será mais relevante. Desde a segmentação de um novo público até o ajuste do seu modelo de negócios, qualquer evolução significativa em sua estratégia de negócios deve ser acompanhada pelo reposicionamento de sua marca.

Mais fundamental que a evolução de produtos ou serviços é uma mudança no próprio modelo de negócios. A pandemia global levou muitas empresas a mudar para um modelo digital-first para atender às necessidades em constante mudança dos clientes que passam menos tempo nas lojas e mais tempo em casa.

É esse tipo de mudança no modelo de negócios que exige o reposicionamento da marca. Os benefícios e diferenciais que definem um negócio presencial são muito diferentes daqueles que definem um negócio online. Reposicionar sua marca garante que seus clientes associem você  de cara!

Poucas mudanças que uma empresa enfrenta são mais ameaçadoras do que o aumento da concorrência. Se o cenário de mercado em que sua empresa opera viu um influxo de marcas que oferecem produtos ou serviços semelhantes, é essencial que as percepções do cliente estejam alinhadas com o escopo e o calibre exclusivos de suas ofertas. O reposicionamento da marca permite que você articule claramente por que sua marca é superior aos concorrentes, dando a você uma vantagem em um cenário cada vez mais lotado.

Metodologia de DNA da GH

Sua marca é o que o mercado realmente precisa? Para entender as estratégias de reposicionamento, você precisa olhar para as duas entidades envolvidas nas percepções do cliente. Existe o próprio cliente e existe a coisa que eles estão percebendo: a empresa, o produto ou o serviço.

Extrair o DNA da marca é a chave para criar um posicionamento consistente, esse é o melhor caminho para atrair o público certo para o seu negócio. A GH Branding é especialista nisso, isso porque o estágio inicial do nosso processo envolve foco total em quem vive a sua marca: seu público e seus colaboradores.  Entrevistas aprofundadas são a melhor maneira de obter, com perguntas específicas, as métricas necessárias para o entendimento do ecossistema de mercado em que sua marca está inserida. 

Se você ainda está lendo neste momento, provavelmente está se perguntando como pode reposicionar sua própria marca para dar conta de uma ou mais das mudanças que abordamos e por que com a GH?

No cotidiano da GH, a proposta é aproximar nossos especialistas do dia a dia, entender o produto, saber como a área comercial vende, captar o feeling e assim, apoiar na produção do alto volume de materiais necessários às transformações propostas pela Brandtech, proporcionando agilidade para essas mudanças.  Nós entendemos que marca e propósito precisam estar no centro do negócio, estruturando todas as áreas através da tecnologia, e aqui está o conceito heurístico de Brandtech

Após a decupagem da escuta ativa, entra o processo de ajuste da estrutura de posicionamento da sua marca, para que as mensagens de posicionamento abordem precisamente o problema que você identificou. O reposicionamento da marca tem tudo a ver com remodelar as percepções do cliente. E para remodelar as percepções dos clientes, primeiro você precisa entendê-los.

Propósito e Brandtech

Propósito é o responsável por traduzir a alma da sua empresa. É um guia que te auxilia, não só a gerar mais identificação com seu público, mas também norteia as tomadas de decisão que sua marca pode e deve fazer. Ele é a sua razão de existir, manifestada através de uma frase que sintetize toda a essência do seu negócio. Uma definição simples, mas que traz grandes implicações para um futuro de sucesso no processo de construção de marcas. 

E é partindo do propósito que a metodologia Brandtech orienta por onde as empresas devem seguir para alcançarem uma maior sinergia e desenvolvimento. Ele é o core das transformações verdadeiras que alinham seus consumidores e colaboradores em uníssono. Com Brandtech, o propósito se torna a constante do negócio e a tecnologia um meio para interligar todas as áreas, com destaque para o Marketing, Sales, Growth and Customer Experience.

“O propósito não é criado, ele é revelado. Ele está dentro dos fundadores, dentro da essência do negócio e a partir do momento em que ele se revela, dá paz para seguir a vida, dá sustentação, e ele, através da metodologia Brandtech, conecta todas as áreas da empresa” comenta Tiago Denardin, CSO da GH .

Este é o processo de ajuste da estrutura de posicionamento da sua marca, para que as mensagens de posicionamento abordem precisamente o problema que você identificou.

As mensagens de posicionamento incluem tudo, desde os benefícios da sua marca até a diferenciação competitiva e a promessa da sua marca.  

Nesta fase, produzir uma frase pode parecer simples, mas condensar toda a visão de mundo, valores e o papel de uma marca para a sociedade é uma tarefa complexa. Dont worry! Estamos aqui justamente para te trazer uma luz de por onde começar.

Conte histórias convincentes sobre como resolver o problema

A etapa final no processo de reposicionamento da marca é a ativação da marca , trazendo sua marca recém-reposicionada para o mundo de uma forma que ressoe com os clientes.

A melhor maneira de transmitir os benefícios de uma marca recém-reposicionada é por meio de histórias convincentes que ilustrem como seu produto ou serviço resolve o problema exclusivo que você identificou na primeira etapa.

Histórias convincentes fazem mais do que apenas enumerar os recursos e benefícios de um produto ou serviço. Histórias convincentes descrevem um ponto problemático com o qual os clientes podem se relacionar em um nível significativo e explicam como um produto ou serviço aliviou esse ponto problemático de maneiras únicas e fáceis de integrar. Eles exploram emoções profundas com a ferramenta da narrativa testada pelo tempo.

Está pronto para revelar o DNA da sua marca?

Descobrir a essência da sua marca é o segredo para construir uma conexão profunda com o seu público. Seu novo posicionamento começa aqui.

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