Gamificação: o que é e como sua marca pode aproveitar essa estratégia com brandtech

Entenda o que é a gamificação, quais são os seus benefícios, e como ela junto a metodologia brandtech podem fazer você alavancar seus objetivos

Seja por meio de videogames, jogos de tabuleiros e cartas ou até mesmo o famoso dominó, a verdade é que crescemos com jogos fazendo parte das nossas vidas. 

É cientificamente comprovado que jogos e suas mecânicas ajudam no desenvolvimento e aprendizado infantil, mas se engana quem acredita que sua importância se limita à infância e adolescência.

Quando na realidade, os jogos estão presentes em tudo que fazemos – de maneira explícita ou não. Ao pararmos para avaliar nossa rotina, é possível identificar mecânicas de jogos em todas áreas do nosso dia.

Um exemplo disso é que o uso de estratégias inovadoras que contam com processos de gamificação, vem sendo cada vez mais utilizados por grandes marcas e empresas para trazer proximidade com seus colaboradores e público-alvo. Por isso, aliar gamificação à metodologia brandtech se torna uma boa estratégia para criar experiências marcantes ao seu público. Mas primeiro, vamos por partes.

Vamos começar com dois exemplos de como os jogos estão presentes na nossa rotina: ganhamos um selo toda vez que compramos nosso habitual café, e ao juntarmos um certo número, ganhamos um café de cortesia, ou quando treinamos com um smartwatch e ele acompanha nosso progresso durante a academia, mostrando dados de como foi seu tempo se exercitando.

Sejam eles eletrônicos ou analógicos, a verdade é que a humanidade sempre mostrou interesse por jogos. Por conta disso, desenvolveu-se uma maneira de implementar dinâmicas e estratégias presentes nos jogos em outras áreas, chamada Gamificação

O que é gamificação?

A gamificação (ou ludificação) vem da expressão em inglês gamification, e é o uso de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros contextos para alcançar resultados e objetivos específicos, engajando pessoas.

A gamificação é uma constatação sobre como os seres humanos sentem-se atraídos por jogos. Então por que limitá-la ao nosso lazer?

Os principais objetivos do uso da gamificação são engajar, comprometer e recompensar os usuários. Seja em videogames ou em um projeto profissional, elementos de estímulo, direcionamento e organização são parte da gamificação.

Elementos da gamificação

Como vimos, a gamificação utiliza elementos de jogos em circunstâncias fora do contexto habitual, ou seja, que não seja no entretenimento. Seus principais recursos são:

  1. Storytelling

Conhecido como a arte de contar histórias e desenvolver uma narrativa, o storytelling é um recurso muito usado na gamificação, tendo como principal objetivo engajar o público-alvo e gerar interesse no conteúdo.

  1. Desafios

O desafio é o que motiva os participantes a se esforçarem para alcançar a meta da atividade. O recurso também pode ser adaptado para conquistas a serem alcançadas ou missões a serem completadas, o crucial é ter um objetivo.

  1. Recompensa

Uma estratégia muito presente em jogos, a recompensa estimula o interesse do participante e o instiga a seguir a atividade. 

  1. Pontuação e Ranking

A pontuação evidencia o progresso do participante e aumenta sua motivação. A técnica de pontuação dentro de uma atividade também é muito usada com um sistema de ranking. Além de motivar o participante a evoluir na tarefa, os dois recursos juntos estimulam a competitividade e desafia a pessoa a desempenhar seu melhor.

É necessário lembrar que a aplicação desses elementos não é obrigatória ou definitiva. As técnicas de gamificação são flexíveis e dependem da área onde será usada e seu objetivo a ser alcançado. 

A técnica, que ganhou ainda mais destaque nos últimos anos, começou a ser implementada em diversas áreas, como na educação e no ambiente profissional, mas o quê exatamente ela significa e qual sua ligação com o mercado?

A gamificação no mundo empresarial 

A gamificação pode ser aplicada em diversos segmentos, desde saúde, educação, causas sociais, marketing e até mesmo em ambientes corporativos, atingindo assim, públicos e objetivos variados. 

É importante lembrar que implementar recursos de gamificação não significa abandonar totalmente os outros métodos já utilizados e, sim, incorporar essa técnica para melhorar os resultados.

A eficácia da gamificação foi comprovada com uma pesquisa realizada pela TalentLMS em 2019, que questionou 900 colaboradores sobre a efetividade da gamificação no ambiente profissional. Quase 90% dos entrevistados relatou que tal estratégia faz com que eles se sintam mais produtivos e felizes no trabalho.

Implementar atividades de gamificação no ambiente corporativo influencia diretamente o comportamento dos colaboradores, de forma que eles possam atingir as metas organizacionais com mais facilidade, gerar motivação e engajamento maior no trabalho, entre outros. 

Vantagens de gamificar a estratégia digital de uma empresa

Dependendo do objetivo principal com as ações gamificadas, vários resultados podem ser alcançados, como:

  • Estímulo a competição saudável: a competividade é um instinto em todos, mas acaba se sobressaindo em atividades que somos motivados a superar ao próximo ou a si mesmo em algum aspecto. 
  • Feedback em tempo real: é possível acompanhar o desempenho de colaboradores nas atividades e como eles reagem à ação, se as metas são passíveis de serem atingidas, etc. O desempenho é constantemente monitorado por meio do elemento de pontuação e ranking, mas também pode-se analisar o nível de engajamento da pessoa com a atividade proposta.
  • Aumentar a motivação e produtividade: não é segredo que quanto mais motivados estamos, maior nossa produtividade será. Com a gamificação, o estímulo e engajamento em atividades aumenta a motivação dos colaboradores.

Outro ponto essencial é que os benefícios da gamificação não se restringem a melhorias internas, não são aplicáveis apenas para melhorar desempenho e produtividade dos colaboradores. A gamificação é uma ótima estratégia para fomentar a identidade de marca de uma empresa e seu valor no mercado. Quando aplicada assertivamente, ela tem o poder de aproximar a marca com seu público-alvo, atrair e fidelizar clientes por meio da experiência que eles têm com a empresa. 

A evolução da gamificação empresarial

Desde que a gamificação chegou ao ambiente corporativo, muita coisa mudou. Em um cenário onde a tecnologia é essencial para os negócios, a gamificação é uma ótima estratégia para criar experiências que simplificam o uso de:

  • Aplicativos
  • Redes Sociais
  • Softwares
  • Sistemas
  • Plataformas

Consequentemente, isso torna a experiência do usuário mais agradável e produtiva em diversos ambientes utilizados por uma marca.

Em aplicativos que mensuram seu desempenho em atividades, ou em treinamentos corporativos que facilitam a absorção e entendimento de um conteúdo muitas vezes maçante, a tecnologia facilita muito a implementação de estratégias gamificadas. Ela coloca em prática as estratégias de gamificação, aprimorando ainda mais as relações que a empresa tem com seus colaboradores e com cada consumidor.

Brandtech e gamificação: a chave para construir experiências únicas e inovadoras

Não coincidentemente, comprovamos o valor que uma forte identidade de marca, estratégias inovadoras e a tecnologia têm quando pensamos na gamificação empresarial. Mas além disso, são também características essenciais da metodologia brandtech.

O que é brandtech?

Brandtech é a junção de brand (marca, em inglês), com tech (tecnologia). A metodologia representa uma nova forma de pensar do mercado, onde as marcas desenvolvem produtos e serviços únicos, com foco em performance e experiência do usuário.

Criada pela GH Branding, a brandtech é a metodologia que coloca a tecnologia e o propósito de marca como pilares impulsionadores. 

Para entender tudo que a metodologia brandtech contempla, confira nosso artigo: “Brandtech: a metodologia cerca para crescer negócios“. 

Tecnologia x experiência do usuário

Tanto na gamificação quanto na metodologia brandtech, a experiência do cliente é essencial quando pensamos no valor e apresentação de uma empresa. 

Uma marca que promove uma conexão emocional e oferece uma experiência marcante, tem uma chance muito maior de ser lembrada do que alguém que oferece o básico e não investe em uma conexão, não é mesmo?

É por isso que quando falamos de Customer Experience, estratégias de gamificação estão tão presentes. Ao desenvolvermos uma narrativa apoiada em um bom storytelling que instigue o público-alvo, a experiência do cliente acaba indo muito além, já que acaba criando-se uma conexão emocional com a marca.

GH Branding

O propósito é claro: construir futuro. Pensando nisso, a GH se especializou na metodologia brandtech e em sua relação à tecnologia, principalmente quando consideramos a importância da identidade de marca e seu relacionamento com o público.

Por meio das expertises de design, performance, content e tech, a GH valoriza todos os meios de interação existentes, podendo assim desenvolver marcas mais conectadas aos seus consumidores.

Com a gamificação, não é diferente. Quando aplicada de forma estratégica e assertiva,  o caminho para as metas decididas pode ser cheio de boas surpresas e conquistas.

E você, está pronto para o próximo nível? 

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