Conheça a metodologia de criação de marca que é utilizada pelas empresas que mais crescem no mundo
É apenas questão de tempo para que a tecnologia domine todos os nichos do mercado de trabalho. Na área de branding (gestão de marca), por ser extremamente dinâmica, esse futuro já é realidade. Oriundo da fusão de Branding (gestão de marca) + tech (tecnologia), poderíamos resumir Brandtech como o que há de mais inovador no conceito da evolução das marcas, segundo a GH Branding.
Cada um dos pilares de Brandtech, sendo eles: marketing, vendas, crescimento, experiência do cliente, sucesso do cliente, cultura, espaços em branco e tecnologia, são explicados minuciosamente e abordados de forma didática pelos C-Levels da GH, Gustavo Hansel, Tiago Denardin e Tiago Nieswald Oliveira.
No modelo Brandtech, a partir de um propósito de marca (o porquê da marca existir) bem definido, há oito áreas que devem funcionar totalmente integradas e inter relacionadas: marketing, vendas, crescimento, experiência do cliente, sucesso do cliente, cultura, espaços em brancos e tecnologia. “O propósito como guia se torna a sua maior fortaleza em meio a tantas tomadas de decisões sobre novas tecnologias. No fim do dia o que vão ser adotados são os recursos que mais vão aproximar o seu negócio da promessa da marca para o cliente”
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Ao longo das 217 páginas de “Brandtech O segredo das scale-ups mais inovadoras do mundo”, os autores propõem métodos para dinamizar o conceito na prática, por meio de fundamentação teórica e experiências profissionais de mais de 15 anos de mercado. ”Fica claro que o posicionamento estático das marcas não funciona mais, as pessoas se movem mais rápido que os negócios. A evolução das marcas cada vez mais está pautada pela evolução do consumidor. Vivemos uma das épocas mais interessantes para quem gosta de branding, é mesmo um cenário super dinâmico. Com esta constante mudança, é um desafio gigante construir valor de marca.”, disse Gustavo Hansel.
Mas afinal, o que são scale-ups?
Com certeza você já ouviu falar em startups, mas e sobre scale-up?
São denominadas scale-ups as empresas que crescem de maneira escalável e sustentam esse crescimento por longo prazo, de pelo menos três anos, aplicando métodos sólidos e inovadores de gestão nos mais diferentes setores. E esses negócios, que correspondem a cerca de 1% dos empreendimentos brasileiros (35 mil empresas) de todos os portes, segundo o IBGE, estão nos mais diversos mercados de atuação, não apenas no ramo da tecnologia. ”Não dá para fazer gestão de marca olhando só para dentro, mas sim vendo quanto ela pode ser relevante na vida do consumidor, isso que faz diferença.”, reforçou Tiago Nieswald.
De acordo com dados da Endeavor, o Brasil tem cerca de 20 mil scale-ups, 0,5% do total de empresas do país, e apesar disso, elas são responsáveis por 1,6 milhões de novos empregos em 3 anos (2014-2017). É isso mesmo que você leu: menos de 1% das empresas é responsável por mais da metade dos novos empregos no país. E os números não param por aí, segundo um estudo feito em 2015 pela Endeavor, as scale-ups contratam, em média, 31,3 novos funcionários por ano, sendo que a média do restante das empresas é de apenas 0,34.
Acha que sua empresa tem potencial para tornar-se uma scale-up? Confere em “Brandtech O segredo das scale-ups mais inovadoras do mundo”
Editado de forma independente com apoio de João Pedro Amaral, o livro é dividido em 11 partes, reunindo uma série de informações capazes de melhorar o desempenho de empreendedores e empresários de todos os ramos, pessoas que pretendem começar seu próprio negócio e estudantes da área do marketing e administração.
A obra está disponível para compra em versão impressa e em e-book na Amazon, e também no Mercado Livre. Na cidade de Santa Rosa você também pode adquirir sua versão física na livraria Magia das Letras.