Entenda como algumas correções na jornada do usuário no aplicativo da Yours Bank geraram uma escalabilidade de 1000 vezes em apenas quatro meses de projeto.
Imagine ter a possibilidade de iniciar a educação financeira logo na infância!
Pois esse é o modelo de negócios do nosso cliente Yours Bank, um banco digital para pais e filhos que, a partir de um cartão de crédito pré-pago e com escudo anti-dívidas, oferece autonomia e liberdade para os seus filhos aprenderem a cuidar do próprio dinheiro na prática.
Após o desenvolvimento do aplicativo finalizado e passagem por uma série de outras empresas focadas em tecnologia, em novembro de 2020, o projeto chegou em nossa carteira. Junto ao desafio de criar uma marca que estivesse alinhada ao público jovem, tínhamos a tarefa de entender o porquê o negócio não escalava.
Em um país como o Brasil, que investe pouquíssimo em educação financeira em sua matriz curricular nas séries iniciais e onde 52% das pessoas não possuem ou não sabem como montar um planejamento financeiro para os próximos anos, segundo a pesquisa da Leve, nos perguntamos: como uma solução tão inovadora não está criando futuro no mercado financeiro?
Nossa veia inquieta não parou de palpitar até entendermos qual era o motivo de um negócio que, na nossa visão, mesmo com potencial de mercado, não estar conseguindo escalar.
Confira neste material como foi feito o diagnóstico dos problemas da aplicação, quais foram os ajustes que proporcionaram que o negócio escalasse 1000 vezes em apenas quatro meses e como esses ajustes contribuíram para que a Yours fosse a empresa premiada no South Summit Brasil, um dos maiores prêmios de startups a nível América Latina.
Boa leitura!
Diagnóstico: Product Market Fit e Trackeamento da Aplicação
Você já deve ter escutado a famosa expressão “trocar o pneu com o carro andando”.
Essa frase definiu exatamente o sentimento que tivemos no momento em que colocamos nossas mãos no projeto. Como já existia uma tecnologia operacionalizando, precisávamos compreender o que estava impedindo as pessoas de finalizarem o cadastro. Era a falta de interesse no produto? Eram problemas na aplicação?
Não sabíamos, por isso fomos em busca!
Para isso, o primeiro passo foi realizar uma análise de Product Market Fit, que é um método que avalia o desempenho de um produto dentro de um determinado mercado, e identificamos que os indicadores dos números de downloads na Apple Store e Google Play eram muito maiores do que o de usuários ativos. Ou seja, não era falta de fit com o mercado.
Ok, então por onde estão ficando esses usuários?
Foi aí que realizamos o trackeamento da aplicação para monitorar, seguindo as normas da LGPD, o uso do aplicativo e entender em quais telas os usuários estavam parando.
Identificamos que o fluxo, de forma geral, era extremamente burocrático, haviam alguns problemas na parte de gestão documental, o dashboard era pouco amigável e existiam alguns bugs no sistema.
Em um segmento que trabalha com finanças, é extremamente importante que o usuário sinta confiança de estar no ambiente da marca. Se ele se sentir inseguro e sair dali, dificilmente voltará.
Após esse minucioso diagnóstico e com a construção de um mapa de quais eram os problemas que impediam os usuários de finalizarem os cadastros, partimos para a etapa de correção da aplicação.
Correção da jornada do usuário no aplicativo
27 telas! Esse era o número de páginas necessárias para concluir o cadastro no aplicativo. Não é de se espantar que o número de cadastros ativos era muito menor ao de downloads. As pessoas desistiam antes mesmo de preencher a inscrição.
Esse fluxo foi alterado, algumas dessas telas foram excluídas e outras mescladas, diminuindo para menos da metade o número de páginas, reduzindo a burocracia para a realização de cadastro e melhorando a experiência e segurança para evitar essa resistência inicial por parte dos usuários.
Além da correção na jornada, corrigimos código, bugs do sistema, alguns detalhes de back end e a parte de integração.
Enquanto o trackeamento identificava possíveis erros no aplicativo, todas essas alterações estavam sendo desenvolvidas. Nós também construímos um novo dashboard para que o time da Yours Bank conseguisse visualizar e entender onde é que estavam acontecendo os problemas.
Nesse momento, a Yours Bank começou a ficar ciente dos problemas da aplicação e iniciaram uma estratégia de Customer Experience, realizando ligações diretas para entender porque o cliente interrompeu a jornada e convencê-lo a retornar o cadastro, já que naquele momento eles sabiam que a maioria dos erros haviam sido corrigidos e o usuário conseguiria fazer essa conversão mais facilmente.
Esse foi o momento em que a empresa começou a subir os degraus que a levariam para uma escalabilidade incrível, em mais de 1000 vezes.
Os erros de jornada do usuário e bugs do sistema haviam sido resolvidos e já atendiam a demanda de usuários geradas pelo tráfego pago, permitindo que a conversão acontecesse.
Ficamos no projeto de dezembro de 2020 a abril de 2021, moldando o rumo tecnológico do aplicativo e criando um futuro de sucesso para a empresa.
Na época em que a Yours Bank nos contratou, nós montamos um time de desenvolvedores para trabalhar em paralelo, porém internamente, na empresa e nos auxiliar na correção da aplicação.
Ao final do projeto, quando entregamos tudo funcionando de forma redondinha, esses profissionais continuaram na Yours. Com isso, nós fizemos também toda a parte de contratação e treinamento, colocando um time de desenvolvedores qualificados e pronto para seguir com o funcionamento e manutenção do aplicativo dentro da empresa.
Selecionar talentos e montar times para os nossos clientes também é um dos serviços que oferecemos por aqui. Na Yours Bank nós entregamos a casa totalmente organizada!
Contamos com um time de grandes especialistas preparados para ajudar a sua empresa a trilhar o caminho do sucesso. Quem sabe, logo, logo, eu estarei aqui novamente pra contar o case de sucesso da sua marca 😉
Time do projeto
Projeto de Tecnologia:
Project Manager e Tech Lead : Mauro Rocha
Product Manager: Douglas Marques CTO: Adriano Papalia
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Dispomos de um vasto banco de talentos com profissionais de altíssimo nível e que farão a diferença para o seu negócio.
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