Yours Bank: alta escalabilidade através da correção da jornada do usuário

Entenda como algumas correções na jornada do usuário no aplicativo da Yours Bank geraram uma escalabilidade de 1000 vezes em apenas quatro meses de projeto.

Imagine ter a possibilidade de iniciar a educação financeira logo na infância!

Pois esse é o modelo de negócios do nosso cliente Yours Bank, um banco digital para pais e filhos que, a partir de um cartão de crédito pré-pago e com escudo anti-dívidas, oferece autonomia e liberdade para os seus filhos aprenderem a cuidar do próprio dinheiro na prática.

Após o desenvolvimento do aplicativo finalizado e passagem por uma série de outras empresas focadas em tecnologia, em novembro de 2020, o projeto chegou em nossa carteira. Junto ao desafio de criar uma marca que estivesse alinhada ao público jovem, tínhamos a tarefa de entender o porquê o negócio não escalava.

Em um país como o Brasil, que investe pouquíssimo em educação financeira em sua matriz curricular nas séries iniciais e onde 52% das pessoas não possuem ou não sabem como montar um planejamento financeiro para os próximos anos, segundo a pesquisa da Leve, nos perguntamos: como uma solução tão inovadora não está criando futuro no mercado financeiro?

Nossa veia inquieta não parou de palpitar até entendermos qual era o motivo de um negócio que, na nossa visão, mesmo com potencial de mercado, não estar conseguindo escalar.

Confira neste material como foi feito o diagnóstico dos problemas da aplicação, quais foram os ajustes que proporcionaram que o negócio escalasse 1000 vezes em apenas quatro meses e como esses ajustes contribuíram para que a Yours fosse a empresa premiada no South Summit Brasil, um dos maiores prêmios de startups a nível América Latina.

Boa leitura!

Diagnóstico: Product Market Fit e Trackeamento da Aplicação 

Você já deve ter escutado a famosa expressão “trocar o pneu com o carro andando”.

Essa frase definiu exatamente o sentimento que tivemos no momento em que colocamos nossas mãos no projeto. Como já existia uma tecnologia operacionalizando, precisávamos compreender o que estava impedindo as pessoas de finalizarem o cadastro. Era a falta de interesse no produto? Eram problemas na aplicação?

Não sabíamos, por isso fomos em busca!

Para isso, o primeiro passo foi realizar uma análise de Product Market Fit, que é um método que avalia o desempenho de um produto dentro de um determinado mercado, e identificamos que os indicadores dos números de downloads na Apple Store e Google Play eram muito maiores do que o de usuários ativos. Ou seja, não era falta de fit com o mercado.

Ok, então por onde estão ficando esses usuários?

Foi aí que realizamos o trackeamento da aplicação para monitorar, seguindo as normas da LGPD, o uso do aplicativo e entender em quais telas os usuários estavam parando. 

Identificamos que o fluxo, de forma geral, era extremamente burocrático, haviam alguns problemas na parte de gestão documental, o dashboard era pouco amigável e existiam alguns bugs no sistema.

Em um segmento que trabalha com finanças, é extremamente importante que o usuário sinta confiança de estar no ambiente da marca. Se ele se sentir inseguro e sair dali, dificilmente voltará. 

Após esse minucioso diagnóstico e com a construção de um mapa de quais eram os problemas que impediam os usuários de finalizarem os cadastros, partimos para a etapa de correção da aplicação. 

Correção da jornada do usuário no aplicativo

27 telas! Esse era o número de páginas necessárias para concluir o cadastro no aplicativo. Não é de se espantar que o número de cadastros ativos era muito menor ao de downloads. As pessoas desistiam antes mesmo de preencher a inscrição.

Esse fluxo foi alterado, algumas dessas telas foram excluídas e outras mescladas, diminuindo para menos da metade o número de páginas, reduzindo a burocracia para a realização de cadastro e melhorando a experiência e segurança para evitar essa resistência inicial por parte dos usuários. 

Além da correção na jornada, corrigimos código, bugs do sistema, alguns detalhes de back end e a parte de integração.

Enquanto o trackeamento identificava possíveis erros no aplicativo, todas essas alterações estavam sendo desenvolvidas. Nós também construímos um novo dashboard para que o time da Yours Bank conseguisse visualizar e entender onde é que estavam acontecendo os problemas. 

Nesse momento, a Yours Bank começou a ficar ciente dos problemas da aplicação e iniciaram uma estratégia de Customer Experience, realizando ligações diretas para entender porque o cliente interrompeu a jornada e convencê-lo a retornar o cadastro, já que naquele momento eles sabiam que a maioria dos erros haviam sido corrigidos e o usuário conseguiria fazer essa conversão mais facilmente. 

Esse foi o momento em que a empresa começou a subir os degraus que a levariam para uma escalabilidade incrível, em mais de 1000 vezes.

Os erros de jornada do usuário e bugs do sistema haviam sido resolvidos e já atendiam a demanda de usuários geradas pelo tráfego pago, permitindo que a conversão acontecesse.

Ficamos no projeto de dezembro de 2020 a abril de 2021, moldando o rumo tecnológico do aplicativo e criando um futuro de sucesso para a empresa.

Na época em que a Yours Bank nos contratou, nós montamos um time de desenvolvedores para trabalhar em paralelo, porém internamente, na empresa e nos auxiliar na correção da aplicação. 

Ao final do projeto, quando entregamos tudo funcionando de forma redondinha, esses profissionais continuaram na Yours. Com isso, nós fizemos também toda a parte de contratação e treinamento, colocando um time de desenvolvedores qualificados e pronto para seguir com o funcionamento e manutenção do aplicativo dentro da empresa.

Selecionar talentos e montar times para os nossos clientes também é um dos serviços que oferecemos por aqui. Na Yours Bank nós entregamos a casa totalmente organizada!

Contamos com um time de grandes especialistas preparados para ajudar a sua empresa a trilhar o caminho do sucesso. Quem sabe, logo, logo, eu estarei aqui novamente pra contar o case de sucesso da sua marca 😉

Time do projeto

Projeto de Tecnologia:

Project Manager e Tech Lead : Mauro Rocha

Product Manager: Douglas Marques CTO: Adriano Papalia

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Dispomos de um vasto banco de talentos com profissionais de altíssimo nível e que farão a diferença para o seu negócio.
Chama a gente!

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