Entenda como construímos o front end do novo site da Santos Brasil utilizando estratégias de tech, de UI/UX e SEO.
Ao mesmo tempo que as empresas crescem e se desenvolvem, o cenário e a forma delas estarem presentes no mercado evolui também. As possibilidades de estratégia de presença digital, por exemplo, são inúmeras hoje. Entre as principais, as ferramentas de pesquisa se tornaram um grande alvo na corrida por atenção.
Com o objetivo de filtrar as melhores soluções nas pesquisas dos usuários, melhorando a experiência, o próprio Google possui mais de 200 fatores de ranqueamento das páginas presentes na internet. Nesse contexto, sites com tecnologia defasada, interface difícil e linguagem pouco atrativa, acabam ficando para trás.
Justamente, prezando oferecer essa experiência do usuário cada vez mais exigida, e em uma constante busca por adaptação e atualização, que grandes players do mercado, como o Google, motivam empresas como a Santos Brasil a tomarem a decisão de investir na presença online de suas marcas.
Quem é a Santos Brasil
Responsável por 16% de toda a movimentação de contêineres e cargas do país, um dos centros de operação da Santos Brasil está no Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América Latina e um dos três terminais mais eficientes do Brasil.
Desde 1997 no Brasil, há 16 anos a Santos Brasil possui capital aberto e faz parte das empresas listadas na B3, além de compor o Índice S&P/B3 Brasil ESG, que reúne empresas comprometidas com altos padrões de governança corporativa.
É assim que, prestando serviços como Operação portuária de contêineres, Logística Integrada, Operação portuária de veículos e carga geral e Armazenagem e movimentação de granéis líquidos; a Santos Brasil se comunica com públicos que vão desde investidores (acionistas); a armadores, transportadoras, agentes de carga, despachantes, importadores, exportadores, e-commerce; colaboradores(as) e familiares; imprensa; fornecedores; e órgãos públicos.
Desafio
Foi identificado um gap de comunicação, layout, linguagem e tecnologia presente no antigo site da empresa, que a Santos Brasil, na pesquisa por serviços para executar esse projeto, selecionou a GH Branding como parceira especialista na criação de seu novo portal.
“Esperamos que o novo website destaque a Santos Brasil em buscas em sites comuns (Google), dê uma visão dinâmica do conceito “Do Porto à Porta”, tenha melhor usabilidade, design atrativo, moderno e, assim, nos ajude a: promover a identidade de cultura digital e inovação da Santos Brasil, prospectar novos negócios, melhorar o relacionamento com os stakeholders e atrair novos talentos.”
(Equipe da Santos Brasil)
Depois de reunir um time especialista em branding e tech, adaptamos o nosso processo para corresponder com os métodos da Santos Brasil e desenvolvemos, durante 10 meses, um projeto de criação de site minucioso, didático e de acordo com as tendências tecnológicas atuais.
Continue a leitura para entender o que o projeto entregou na prática.
Como Criamos Futuro
Topando esse desafio, formamos uma squad multidisciplinar que contou com UI/UX Designers e especialistas em tech, SEO e UX Writing, que uniram conhecimentos para uma entrega User Friendly no Front End do site da Santos Brasil.
Atendendo a dinâmica de processos da equipe da Santos Brasil, utilizamos uma metodologia próxima e moderna para desenvolvimento e aprovação das etapas, junto ao cliente, e redesenhamos o layout do portal utilizando o melhor da tecnologia aliada a estratégias de UI e UX Design, UX Writer e SEO que contemplaram:
- um layout contemporâneo, atualizado, e dentro das tendências atuais,
- integração com o sistema de Libras Hand Talk,
- tecnologia atualizada, mantendo os requisitos do servidor já utilizado,
- construção pensada 100% em mobile e 100% em desktop,
- animações que deixaram o site com melhor usabilidade,
- materiais para lançamento do site nas redes sociais.
O resultado foi uma interface moderna, que atende os requisitos de ranqueamento dos buscadores, e que oferece uma navegação intuitiva aos usuários, além de:
- um site mais leve
- melhor usabilidade
- interface dinâmica e interativa
Time:
Gestão do Projeto: Marciane Reiter
Performance: Louise Rakoski e Mateus
UI/UX: Ádyla Lira
Conteúdo: Joana e Roger Lima
TI: Pedro Torres, Geverson, Mauricio Delajustine
Design: Jacson Silveira, Milenco Foliatti e Felipe Saraiva
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