Saiba como otimizamos a usabilidade mobile do Observatório de Educação, do site Instituto Unibanco
O avanço tecnológico e a popularização da Internet têm influenciado as formas de ensino e de aprendizado, trazendo benefícios e gerando novas oportunidades. A cada dia surgem novas ferramentas capazes de auxiliar o processo de ensino aprendizagem, oferecendo conteúdos nas mais diversas mídias, além de mecanismos variados de interação.
A usabilidade está relacionada aos aspectos que garantem a facilidade e eficiência de aprendizado e de uso, além da satisfação do usuário com o sistema. Ela ainda pode ser definida como um conjunto de aspectos que devem ser considerados nas interfaces visando facilitar as atividades dos usuários durante a interação e a percepção dos recursos disponíveis pelos sistemas.
Diante desse contexto, buscando renovar e melhorar a usabilidade mobile, com a mesma experiência full do desk, o Instituto Unibanco confiou à GH Branding essa missão.
Continue lendo e saiba detalhes sobre mais esse case de sucesso!
Instituto Unibanco A empresa
O Observatório de Educação é uma plataforma do Instituto Unibanco com mais de 25 mil documentos, entre análises e curadoria de artigos, teses, dados estatísticos e eventos, além de produção audiovisual sobre Ensino Médio e Gestão em Educação Pública.
Pensando na necessidade de explorar – e tornar transparente – os dados presentes na educação, o Observatório criou a seção “Educação em Números”, que consiste em trazer os indicadores educacionais, sociais e demográficos de diversas fontes, reunidos em uma única plataforma e apresentados de forma visual e interativa. Tudo para apoiar sua pesquisa e análise sobre o ensino médio brasileiro.
O desafio
Em se tratando de educação pública no Brasil, existe a dificuldade da falta de padronização entre as diferentes plataformas para as quais a educação pública transmite suas informações.
Diante desse panorama, a GH se deparou com duas vertentes muito delicadas: assumir um projeto com a magnitude ao qual é para o mercado – tendo a visibilidade das frustrações do Instituto Unibanco para com as experiências passadas, principalmente no que tangia a tempo e entrega -, e o segundo ponto delicado é a utilização da base de dados do governo federal para embasar todas os gráficos, dados, manipulações fidedignas de informações referentes ao ambiente escolar.
“Existia uma grande dificuldade de fazer uma integração entre todos os dados já presentes na plataforma – gráficos já pré-definidos e prontos – com a base de dados do governo. Aqui precisamos salientar a importância que as políticas públicas têm – até para se fazer possível a reunião desses dados de forma unificada. Essa integração foi bem complexa e precisávamos atender a expectativa do Instituto Unibanco em entregar um bom produto, no prazo estipulado, com a qualidade desejada”
Mauricio Delajustine – Diretor de TI
A solução – O que a GH fez no Instituto Unibanco
Através de integrações estratégicas, a GH Branding atuou em diversas frentes no que cerne ao Front-End, dentre elas, desenvolvimento, homologação, ajustes de fontes, produção, facilitação da navegabilidade – tornando-a intuitiva, no projeto “EN-mobile”.
O projeto visava, além de entregar a melhor experiência aos usuários, tornar a acessibilidade e navegabilidade, por meio de dispositivos Mobile, igual aos dos usuários de desktop.
A partir do exímio resultado do primeiro projeto, outros projetos de tech foram contratados pela empresa, assim como outros voltados a conteúdo e performance, posteriormente.
Os resultados – A entrega de valor do site Instituto Unibanco
A GH, em um período curto, conseguiu entregar o site no prazo estipulado – algo que até então era uma dor do Instituto Unibanco, devido a sua complexidade -, e ainda auxiliou a empresa que atendia o Back-End, na performance.
Outros cases de Tech de sucesso:
Redação: Erika Villarinho