Branding na Era TikTok: como conquistar o mercado dinâmico com Brandtech

O mercado atual é constantemente bombardeado com o surgimento de novas tecnologias e inovações digitais. As mudanças são tão recorrentes que, inclusive,  conhecimentos e ideias recém criadas se tornam ultrapassados rapidamente, sendo praticamente impossível acompanhar a velocidade de evolução da tecnologia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, o tempo de atenção dos seres humanos já é mais curto do que o de um peixinho dourado. 🐠 No ano 2000, a capacidade de atenção humana era, em média, de 12 segundos. Em 2013, a estimativa caiu para 8 segundos.  A razão? A tecnologia. 

Mas afinal, como atrair a atenção de pessoas para a sua marca em tempos de bombardeio informacional? Qual é a fórmula secreta para cativar o usuário o suficiente para que ele se interesse no seu produto ou serviço? Foi aí que surgiu o TikTok.

Nesse artigo, vamos entender como e até onde o famoso “app de dancinhas” pode impactar o mercado, e como em um cenário de tantas mudanças tecnológicas constantes,  a metodologia Brandtech pode ser o Santo Graal do seu negócio.

A Era TikTok

O aplicativo surgiu em 2017, quando a empresa chinesa Beijing Bytedance Technology comprou o aplicativo Musical.ly, o renomeou e aprimorou a sua utilização. O app, que hoje conta com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo, é um aplicativo de mídia social para criação, interação e compartilhamento de vídeos curtos, com duração de 15 a 60 segundos.

Sua popularidade ocorreu, majoritariamente, por conta da Geração Z. O app, que já era relevante na Ásia, se consolidou mundialmente durante a pandemia, desbancando as maiores redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube. 

O impacto do TikTok foi tão grandioso no mercado, que acabou influenciando o Instagram (Meta) e YouTube a adaptarem suas plataformas e criarem novos recursos para aceitarem vídeos similares aos que circulam no TikTok e no Kwai (app semelhante ao TikTok).

Em uma plataforma que pode oferecer de tudo (desafios, dancinhas, dublagens, aulas, curiosidades e etc.), só basta o algoritmo conhecer o suficiente do usuário para que ele passe horas passando por vídeos, verdadeiramente hipnotizado pelos conteúdos.

Há até quem fale que o aplicativo é um verdadeiro caça-níquel de dopamina: de vez em quando o usuário encontra um vídeo cativante o suficiente, e ele continua no app até encontrar essa recompensa novamente, e novamente, e novamente

A influência do TikTok no meio digital

De acordo com o próprio Google, cerca de 40% dos jovens não utilizam a ferramenta de busca do Google para se informar, mas sim o TikTok ou o Instagram. A Geração Z, que abrange pessoas nascidas entre 1995 e 2010, representa 24% da população brasileira atual, de acordo com dados do IBGE

Ambientados com a tecnologia e preocupados com o futuro do planeta, os pós-millennials (como também são conhecidos) têm ambições próprias refletidas nos hábitos de consumo, com formas de se comunicar e projeções de carreira diferentes de seus antecessores. Eles estão começando a chegar ao mercado de trabalho e devem influenciar bastante como o mercado se comporta, obrigando marcas a ajustarem estratégias em uma nova era digital.

A “influencer” Lu, do Magalu

Um grande exemplo de adaptação estratégica de marca no Brasil é a Lu, personagem da plataforma digital de varejo Magalu. A personagem já estabeleceu presença em diversos meios digitais, como Twitter, Instagram e até LinkedIn, mas é no TikTok que a inteligência artificial criada pela Magalu brilha: seu perfil conta com 6.8 milhões de seguidores, reunindo mais de 57.5 milhões de curtidas em seus vídeos na plataforma.

Hoje em dia, a Lu é praticamente conhecida como uma influencer digital.

Mas é preciso lembrar que não existe fórmula mágica, ou seja, o que funciona para um negócio não necessariamente funcionará para todos.

Como dar um gás no meu negócio?

Que todo mundo – empresa ou pessoa – quer surfar na onda do TikTok já é fato. Mas é preciso analisar o ambiente antes. 

A sua estratégia precisa conversar com o público-alvo de maneira coesa, fazer sentido com o seu negócio e com o que você oferta. É preciso estar atento a quais tendências se associar para gerar uma real conexão com as pessoas, entender a fundo quais sensações sua marca quer provocar, como quer que vejam seu negócio. 

Brandtech: a metodologia certa para dar um gás no seu negócio

De um modo direto, o branding é a junção de significados a uma marca. Atentar-se ao branding do seu negócio é vital para desenvolver sua identidade de marca e a percepção dos clientes de maneira positiva e memorável. 

E é aí que entra a Brandtech.

A metodologia, que nasceu na GH Branding a partir da combinação de branding e tecnologia, é a conexão de diversas expertises que transformam a construção de uma marca em uma verdadeira revolução inovadora com o auxílio da tecnologia. 

Brandtech é uma nova forma de se pensar e entender o futuro do seu negócio. Por isso, ela pode ajudar a sua marca a se posicionar de forma estratégica em diversos canais, incluindo o TikTok.

Isso acontece porque, ao entendermos a fundo o propósito de um negócio, temos o desafio de conectar, da melhor maneira, elementos de valor da marca com o seu público, explorando recursos digitais que o mercado atual nos disponibiliza. A vantagem é que Brandtech funciona em qualquer canal que a sua marca estiver.

Acertar de primeira é raro, a gente sabe. Testar faz parte da nossa vida, mas ao termos o propósito da sua marca bem definido, é possível analisar com mais clareza e assertividade os próximos passos. 

Um exemplo disso está no livro  Brandtech: o segredo das scale-ups mais inovadoras do mundo, obra co-escrita pelos sócios da GH Branding, Gustavo Hansel, Tiago Denardin e Tiago Nieswald Oliveira: 

 “O propósito certo mobiliza as pessoas certas. O futuro nos reserva marcas muito mais conectadas com as pessoas. O propósito é a ferramenta mais importante para criar esta conexão”.

Ou seja, não basta apenas criar um perfil corporativo no app do momento. É necessário entender qual o propósito da sua marca, como você quer conversar com seu público e como a tecnologia disponível pode ajudar a alcançar esse objetivo.

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