De Salvador, Bahia, Fernando Camera é uma das grandes potências criativas da GH. Com uma trajetória fantástica pelo universo da publicidade, Fernando se considera um copywriter raiz. É peça-chave na geração de conteúdo estratégico aqui na GH, e promove resultados de valor para nossos clientes mais exigentes.
Mas não para por aí… Porque estamos falando de um cara que vai além e transcende suas habilidades técnicas.
Fernando tem um talento nato para unir e fortalecer as pessoas da família geaguense. Com palavras certeiras, consegue ativar a criatividade de nossas mentes produtivas, além de compartilhar seus conhecimentos de forma humilde e amigável com todos ao seu redor.
Nos sentimos mais criativos e criativas quando o Fernando está por perto. E reconhecemos que essa habilidade tem potencial para transformar a história da GH e de nossos clientes.
Por isso, temos a honra de anunciar Fernando Camera como o nosso primeiro Coordenador de Estratégia de Conteúdo. Um cargo de liderança na GH, alinhado aos nossos objetivos de transformar a comunicação publicitária no Brasil.
Falamos com o Fernando Camera (FC) sobre esse novo desafio e quais são seus planos para o futuro. Inspire-se você também com a jornada dessa mente criativa f*da:
GH: E então, Fernando, vamos começar pelo começo! De onde surgiu o seu interesse pela publicidade?
FC: Cara, tudo começou quando me ensinaram aquela coisa de “trabalhar com o que a gente gosta”, e desde moleque eu vivia criando coisa, inventando brincadeira. Então quando chegou na hora de escolher uma profissão não ia ser diferente, tinha que ser algo com criação. Por isso eu me considero um publicitário raiz, sempre fui apaixonado pela essência da criatividade. E dentro disso me encontrei no mundo do copywriting, o texto publicitário! Busquei o protagonismo nesse sentido, porque o texto é capaz de fazer o outro se encantar, e isso é algo fantástico pra mim.
Por isso, cursei Publicidade na UNIFACS, em Salvador, e me formei em 2012. O ano em que supostamente o mundo ia acabar, foi um verdadeiro começo pra mim.
Iniciei minha carreira profissional com um estágio em um dos maiores jornais da cidade, o Jornal A Tarde. Alguns anos depois fiz minha estreia como redator publicitário na UniFTC, uma rede de faculdades do Nordeste. Lá, tive a oportunidade de criar campanhas ao lado de profissionais incríveis, buscando sempre explorar o máximo da minha capacidade criativa a cada novo desafio.
Além disso, tive uma breve mas decisiva experiência como… ator! Pois é, sempre tive o sonho de ser dublador, cheguei a cursar uma graduação em Rádio e TV, fui locutor de rádio e atuei em peças de teatro. A comunicação e a arte são uma constante na minha trajetória.
GH: Genial, Fernando! Agora conta pra gente um dos momentos que marcaram a sua carreira
FC: Como disse, trabalhei numa rede de universidades do Nordeste, onde atuei como redator por 8 anos no núcleo de marketing. Lá tive a oportunidade de liderar, junto à minha dupla criativa, um projeto de reposicionamento e branding, com base num conceito original que criamos, o “Conhecimento em Movimento”.
Esse projeto tinha a ver com uma mudança no sistema de educação no Brasil, que buscava oferecer possibilidades de um aprendizado mais prático, que preparava melhor os estudantes para o mercado de trabalho.
Nossa ideia teve tanto sucesso que chegou a ser reconhecida e aplicada pela consultoria de Guilherme Sebastiany, um dos maiores nomes do branding no Brasil, que na época prestava serviços para essa rede de universidades em que trabalhei.
Com essa experiência, entendi que estava no caminho certo e logo percebi crescer dentro de mim uma grande ambição: criar campanhas que sejam capazes de marcar gerações, fazer história! Por isso, busco experiências que vão me conduzir para esse feito, que será um marco na minha vida.
GH: Você é uma pessoa que provoca ideias. Qual a diferença que você deseja realizar como Coordenador de Estratégia de Conteúdo na GH?
FC: Primeiramente, quero ajudar o time de conteúdo a enxergar novas oportunidades estratégicas, colocando o conteúdo ainda mais a favor dos nossos clientes.
Além disso, com minha bagagem de 10 anos de mercado, minha história de vida e embasamento emocional, tenho condições de orientar o crescimento da galera aqui dentro, num processo de mentoria bem estruturado para a turma.
Agora, olhando para a GH como um todo, vejo que de 2020 pra cá houve uma mudança absurda no posicionamento de negócio.
Eu vejo a GH como um berço de possibilidades. Um espaço propício para explorar novas ideias.
Por isso, meu foco de criação enquanto líder é ajudar todo mundo aqui a criar futuro, a se encontrar em seus projetos profissionais e até mesmo sociais.
Cada um tem o seu papel no mundo e a GH quer estimular isso. Quero contribuir dando um empurrão, o start de ideias para os nossos dieidiers.
GH: Conta mais sobre como você pretende implantar essas mudanças no time GH?
FC: Boa… agora você tocou num ponto que eu queria! Eu considero que existem 3 pilares que guiam a minha jornada de vida. E acredito que essa forma de pensar está perfeitamente alinhada com o conceito que tanto falamos aqui na GH: criar futuro.
“Mas o que são esses 3 pilares?”, Você vai me perguntar.
“Muito que bem”, como diria a nossa amiga (e gestora) Bárbara Scarelli… Digamos que o primeiro pilar é a criatividade, a paixão pelo trabalho na criação. Esse é o motor que me move, mesmo quando eu me sinto cansado eu consigo tirar forças e entregar um algo a mais, porque é isso que eu amo fazer. Essa paixão eu sei que é algo que tem que vir de dentro e isso é muito importante de ser estimulado em cada um de nós, no time GH.
O segundo pilar são as pessoas. Ao longo da vida, sempre senti a necessidade de estar perto de gente. Acredito que a vida é uma passagem e o que levamos dela são as trocas que fazemos uns com os outros – pra mim, essa é a essência da vida. Por isso, criar e fortalecer os espaços de troca é um caminho que vai ajudar a gente a criar futuro, a gerar ideias revolucionárias… Tudo começa com uma simples troca.
E pra fechar, o terceiro pilar é a educação. Poucos por aqui sabem, mas já fui professor de inglês no passado, e essa experiência me fez sentir um verdadeiro chamado para o universo da educação. Poder transformar um pequeno momento da pessoa com um aprendizado de valor, deixar uma marca que ficará para a vida… Isso é ensinar. Quero poder doar para o futuro tudo o que aprendi e vivi, para que outras pessoas possam tomar minhas experiências e conhecimentos como exemplo.
Nesse ponto, quero poder estimular trocas de conhecimento entre as múltiplas áreas e pessoas aqui dentro da GH. Isso sim é fazer a diferença, é ir na contramão do que temos como padrão no mercado, a gente ganha mais quando crescemos juntos.
GH: Sensacional! Agora pra fechar, compartilha com a gente algo que te inspira.
FC: Tem um verso de uma música que me inspira muito e diz o seguinte: “Eu não me entrego pros caretas”, de uma banda chamada “Lamparina e A Primavera”, vale a pena ouvir!
Esse verso quer dizer que a gente pode ter orgulho da nossa trajetória, de quem a gente é… sem se importar se somos diferentes! A gente não precisa se enquadrar num modelo, sabe?
Enquanto pessoa, sempre me senti como alguém que está fora dos padrões…
Já joguei RPG, era “nerdão”, mas também amava esportes, fui professor de inglês, ator, já fui guia de turismo, profissão do meu pai até hoje.
Gostava de ser diferente e não queria ser “encaixotado” num padrão. Mas chegou um momento da vida que fui cobrado pra entrar na caixa…
Mas ser encaixotado não foi algo legal pra mim. Eu que sempre quis ser de tudo um pouco nunca me dei bem com imposições.
Até que um dia, esses versos chegaram até mim e eu me dei conta que está tudo bem ser diferente. Eu não precisava querer me adaptar ao padrão que inibia minha criatividade. Por isso, hoje eu digo: eu não me entrego pros caretas!
E esse foi o nosso bate-papo com Fernando Camera, o novo Coordenador de Estratégia de Conteúdo na GH
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