Com a palavra, Douglas Marques, novo CEO da GH Academy

Sempre buscando novas formas de aprender, ele une sua paixão pela educação com uma visão oxigenada do negócio

Sempre buscando novas formas de aprender, ele une sua paixão pela educação com uma visão oxigenada do negócio

Ele nasceu em Santa Rosa – RS, mas é um cidadão natural do mundo. Formado em Administração e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa em Portugal, Douglas Marques é empresário, professor e, principalmente, um obcecado por conhecimento.

Já trabalhou na polícia, em gráfica, na indústria de sementes e até em chão de fábrica. Brinca que desde pequeno já fazia captação de leads, só que entregando panfletos na rua.

Durante a faculdade, não se contentou com apenas Administração – fez várias matérias de outros cursos, como Economia, Engenharia de Produção e Psicologia. Chegou a morar na Irlanda por um ano, onde aprendeu inglês e fez um curso de especialização na área de inteligência de mercado.

Mas afinal, quem é o Douglas? Um profissional multifacetado, que é das exatas, mas também é das humanas; que, desde 1992, está em sala de aula, seja como aluno ou professor; e que, hoje, é o novo Chief Executive Officer (CEO) da GH Academy.

Confira abaixo, na entrevista exclusiva com ele, quais são as expectativas para a Academy nos próximos anos e como a nova gestão está se preparando para o contexto híbrido da educação:

Douglas, vamos começar do começo. Por que você aceitou esse desafio?

Eu já fui cliente e fornecedor da GH, e inclusive tenho um projeto muito interessante com o Gustavo na área de educação no ensino médio. A gente vive conversando sobre muitas coisas, e quando surgiu o convite eu não pestanejei. A GH Academy possibilita que eu trabalhe com educação e formação, duas coisas que eu tenho muito fortes em mim. Sou admirador do trabalho dos meninos, então foi um sim muito claro e muito tranquilo. Vejo como um enorme desafio sim, já que trabalhar com plataformas online de educação é um processo que vem mudando, mas está no timing certo, principalmente com a pandemia, que está sendo um catalisador desse processo. É uma oportunidade de mostrar que a gente consegue!

Como você acha que a sua bagagem profissional vai contribuir para a gestão?

Eu me desafiei muito indo para a área da comunicação, porque sempre fui mais de exatas. Trabalho com criatividade hoje porque sou um apaixonado! Mas também tenho uma visão mais lógica e respeito muito a singularidade de cada um. Por isso, por onde passei, sempre formei bons times e acredito que a minha visão de negócio e business vai contribuir muito. Assim, penso que a união de todas as experiências que já tive na vida me habilita a fazer a diferença nesse projeto.

Clique aqui e leia a matéria para conhecer mais a fundo a proposta da GH Academy.

Como a comunicação entrou na tua vida?

Eu sempre gostei muito dessa área, então surgiu a oportunidade de fazer mestrado em Ciências da Comunicação na cidade do Porto, em Portugal. Minha ideia era estudar o comportamento do consumidor, mas chegando lá eu conheci um dos professores que, para mim, é um expoente na área da comunicação: o Francisco Mesquita. Ele é especialista em comunicação visual e, como eu queria que ele me orientasse, decidi desenvolver meu trabalho em cima disso. Foram 3 meses de muitas leituras para de fato entender como esse mundo funcionava, e o resultado foi uma pesquisa sobre a leitura visual de rótulos de cerveja artesanal no Brasil, algo que sou fã e até produzo (risos).

Falando sobre comunicação visual. Qual é a importância de se ter hoje uma visão estratégica do design?

Na administração, tem uma escola chamada “Escola do Design”. E isso foi sempre o que mais me atraiu, porque é basicamente sobre resolução de problemas. Eu acho que tudo aquilo que a gente faz, seja na vida acadêmica ou na vida profissional atuante, é sobre isso. O profissional hoje precisa saber entender o contexto, interpretar e solucionar o problema. Dentro disso tudo, eu acredito que o profissional de design está muito habilitado a fazer isso. A profissão foi criada para resolver problemas e, dentro disso, dar uma resposta para o mercado.

Qual é o maior diferencial de um bom profissional de design?

Eu acredito que a questão ferramental, as hard skills, é possível aprender de maneira fácil. Agora, a questão do pensamento crítico, a análise sistêmica, o lado mais holístico da coisa, é o que vai ser o grande diferencial nesses profissionais. É entender que a bagagem pessoal dele pode contribuir muito de uma forma criativa para a resolução desses problemas.

Nesse contexto híbrido da educação na pandemia, qual é o futuro da Academy?

A gente tem muito claro que, para conseguirmos alcançar um mercado maior, ela precisa ter uma entrega totalmente online. Assim, posteriormente, podemos trazer a experiência para o presencial, ou quem sabe, dando um spoiler aí, implementar um processo gameficado como diferencial.

O que mais vem de novo por aí? Pode dar mais spoilers (risos)?

Estamos neste momento em um processo de revisão dos dois cursos já existentes, e posso dizer que vem mais dois vindo aí: ambos na área da tecnologia. Estamos nesse processo de validação e de aprendizado constante. O curso deu certo? Deu. Mas vamos revisar e ver o que podemos melhorar, pegando um feedback do mercado. Essa evolução constante é muito importante, e me arrisco a dizer que nunca vai ter um curso igual ao outro. Estaremos sempre aprimorando.

Como tu enxerga a Academy daqui a 5 anos?

Acredito que vamos trabalhar dentro da nossa proposta atual, unindo design, tecnologia, performance e criatividade, sendo esse último até de uma forma mais subjetiva. E uma das grandes metas é levantar a bandeira e sermos um dos maiores players do mercado nesse segmento, a nível Brasil.

Para finalizar: imagine que você está diante de um potencial aluno agora. Por que ele deve se inscrever em um dos cursos da GH Academy?

Eu acho muito frustrante você passar 4, 5 anos em uma sala de aula e só ao final começar a fazer entregas. Eu acho que no momento que o aluno se conecta com um curso e já começa a receber e absorver informações, ele já precisa ter condição de realizar uma entrega com base naquilo. Essa é a proposta de tudo o que a gente vai reformular dentro da GH Academy: ao mesmo tempo em que o aluno está aprendendo, ele já vai poder estar entregando para o mercado. As respostas que ele encontra no Google, vão continuar no Google. A nossa abordagem é completamente nova, e talvez o aluno saia das aulas com muito mais perguntas do que respostas. E essa é a lógica: nós vamos desacomodar muita coisa, e ao mesmo tempo entregar o ferramental necessário para que ele execute tudo aquilo que imagina.

 Quer saber mais sobre os cursos da GH Academy? Acesse o site!

Entrevista: Vitória Londero

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