Muitas vezes nos deparamos com incertezas sobre o comportamento dos nossos clientes com relação a um novo produto, serviço ou uma simples mudança de layout de loja, por exemplo. Nada melhor para tirar esse desconforto do que conversar com o seu cliente. Seja através de uma abordagem profissional de uma empresa de pesquisa ou de uma simples conversa. Interagir com o seu cliente continua sendo a melhor forma de solidificar o seu negócio, pois quem faz girar a roda é ele. E se não estiver satisfeito, nada acontece.
Algumas técnicas utilizadas:
– Pesquisa qualitativa, com abordagem mais ampla e perguntas abertas.
– Pesquisa quantitativa, onde você já delimita a informação que quer saber, para ter um resultado numérico e quantificado, como o próprio nome diz.
– Focus Group, onde alguns clientes são convidados a discutir ou interagir com um produto em um ambiente.
– Observação, pode ser através das câmeras do estabelecimento ou visualização ao vivo do comportamento do cliente na empresa.
– Etnografia, quando o profissional de pesquisa entra no convívio diário das pessoas/clientes, trazendo informações muito ricas, que as vezes passam batidas em abordagens tradicionais.
O pior lugar para tomar decisões estratégicas da sua marca, é sentado na mesa de trabalho. Se quer entender mais o seu cliente, dê o primeiro passo e vá à campo. Ou procure uma empresa especializada para te dar este suporte e mande bem no branding!