Como a tecnologia pode te ajudar a superar a crise

Vamos começar com uma icônica frase do Bill Gates: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”. Essa frase nunca fez tanto sentido como nesta crise que estamos vivendo, na qual negócios físicos estão sendo obrigados a fechar as portas e consequentemente parar toda sua operação.

Em poucas semanas nosso modo de vida teve um impacto gigantesco. Encontros com amigos, festas e até mesmo turistar por algum lugar se tornou algo não recomendável. Além, é claro, do impacto em nossas vidas pessoais, o COVID-19 está afetando toda economia. Todos estão precisando se adaptar, tanto na vida pessoal como na profissional.

É inegável e sabido, essa crise está nos levando para um novo “normal”, no qual teremos que nos adaptar e viver mesmo após a pandemia ser controlada. Atualmente vemos esforços por todas as partes para que o estrago seja o menor possível, cientistas estão buscando uma cura, governos buscando soluções para amenizar os impactos econômicos e empreendedores lutando para manter suas empresas ativas para que o desemprego seja o menor possível.

Com tudo isso acontecendo, percebe-se que a presença digital é necessária para qualquer empresa, não importando seu ramo de atuação. Uma vez que, para as empresas que ainda não estão atuando de nenhuma forma no meio digital ou atuando de forma fraca a crise demonstrou que chegou a hora de agir de forma mais consistente na internet, a fim de evitar que crises como essas acabem trazendo consequências negativas para o seu negócio.

Praticamente a maioria das empresas estão se adaptando a este novo cenário, empresas que comportam o home office estão oficialmente tendo que se adaptar a isso e aprender a gerenciar sua empresa com todos a distância. E para as empresas que não comportavam este modelo, estão tendo que se adaptar de forma agressiva.

Como iniciar minha atuação na internet

Caso você ainda não tenha uma site para mostrar seus serviços, ou um e-commerce para vender seus produtos, aqui vão as soluções para você usar enquanto trabalha para tê-los.

A primeira coisa é criar suas contas em todas as redes sociais, caso já tive-las, garanta que  todas sejam do tipo comercial. Após criar as contas, adicione sua marca no perfil e alimente o feed com seus serviços, produtos e dicas do seu segmento.

Independente se você venda produtos ou ofereça serviços você pode criar seu catálogo de produtos ou serviços no Facebook, Instagram e até mesmo no Whatsapp Business e distribuir estes para sua lista de contatos.

Após criar as contas, chegou a parte de criar os catálogos de produtos nas redes sociais, para poder mostrá-los ao seu público e aos seus contatos.

Segue os passo-a-passos para cadastrar seus produtos nas redes sociais:

Para cadastrar os produtos no facebook:

  1. Em um computador, clique na guia Loja na sua Página. No momento, não é possível adicionar produtos usando um telefone.
  2. Clique em Adicionar produto. Você também pode adicionar produtos em coleções.
  3. Adicione imagens ou vídeos e um título para o produto. Recomendamos usar um título breve e evitar símbolos (como ! * $ ?).
  4. Adicione detalhes do produto. Descreva os principais recursos e liste as informações, como tamanho, dimensão, instruções de cuidado, tabela de tamanhos e informações de garantia. Evite incluir links para sites ou informações específicas à empresa.
  5. Adicione uma contagem de inventário. Para adicionar opções como tamanho e cor para seus produtos, clique em Editar opções.
  6. Escolha as opções de envio, a política de devolução e a categoria de produtos (se disponível).
  7. Clique em Salvar ao concluir.

Aviso: É necessário cadastrar os produtos no facebook, para poder utilizar os produtos no instagram, estas duas contas devem estar vinculadas entre as plataformas.

Para ativar e utilizar os produtos no instagram:

  1. Acesse seu perfil e toque em
  2. Toque em Configurações
  3. Toque em Negócios.
  4. Toque em Compras. Observação: a opção de tocar em Compras só está disponível para contas aprovadas para o recurso Compras no Instagram.
  5. Toque em Continuar
  6. Selecione um catálogo de produtos para conectar com sua conta comercial.
  7. Toque em Concluir.

Cadastrar seus produtos no Whatsapp Business

  1. Acesse as configurações do WhatsApp Business. Clique no ícone “⋮” (três pontinhos) no canto superior direito e em seguida em Configurações > Configurações da empresa.
  2. Clique na opção Catálogo. Esta opção já deve estar liberada para todos os usuários, caso ainda não esteja liberada para você tente atualizar seu aplicativo.
  3. Na tela Gerenciar Catálogo, clique no botão Adicionar Produto ou Serviço.
  4. Você poderá incluir uma ou mais fotos do produto ou serviço, nome e preço. Clicando na opção Mais campos vão aparecer mais opções, são elas: Descrição, Link e Código do produto ou serviço. Após isso clique em Salvar.
  5. Agora você poderá compartilhar seus produtos durante qualquer conversa. Basta clicar no ícone de anexar (clips) e selecionar a opção Catálogo. Em seguida, escolha qual produto deseja enviar e pronto.

Após fazer esse trabalho nas redes sociais, você deve saber como continuar o caminho no meio digital, seguir na transformação digital e levar a sua empresa ao próximo nível.

Como melhorar minha atuação na internet

Primeiramente, o básico é ter seu site institucional e estar trabalhando muito bem em todas as redes sociais. Feito isso, a sua empresa deve começar a iniciar o processo de abertura do canal de venda online, seja através do site ou ferramentas como o whatsapp, quanto mais meios seu cliente tiver para adquirir seu serviço ou produto pela internet, melhor. Dessa forma, seguem algumas atuações básicas que sua empresa deve ter na internet.

  • Site Institucional;
  • E-commerce;
  • Gerenciamento da sua empresa através de um software online;
  • Big Data; 
  • Redes Sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, TikTok).

O site, redes sociais e todos os outros meios que você utilizar, devem ter sua marca muito bem definida, pois quanto mais você atingir seu cliente com a sua essência, mais ele lembrará de você no momento de comprar algo ou realizar um serviço. E para atingir as pessoas  e realizar vendas pela internet a sua empresa tem dois modos, o modo orgânico, no qual as pessoas chegarão de forma gratuita até você, e através do marketing digital. 

Para as empresas que estão fazendo ou iniciando o processo de Home office, abaixo tem algumas dicas de como a tecnologia vai te auxiliar nisso.

Tecnologias para te auxiliar no Home Office

  • Trello, RunRunIT e TeamWork (Gestão de tempo e tarefas);
  • Whereby, Skype, Zoom e Hangouts (Reuniões à distância);
  • Google Docs (Colaboração e criação de arquivos).

Além das ferramentas, crie um manual de boas práticas e tenha reuniões semanais e até diárias para o alinhamento com a sua equipe.

Por fim, caso você queira um acompanhamento mais rigoroso das atividades da sua equipe, utilize o Time Doctor, esta ferramenta gera relatórios diários sobre as atividades digitais de cada membro do seu time. A ferramenta ainda permite tirar fotos da tela do computador de cada colaborador randomicamente, uma solução bastante invasiva, porém pode dar conta do recado em situações mais extremas.

E a sua empresa está buscando quais soluções para contornar essa crise?

Joabel L. Kasper
Diretor de Tecnologia GH Branding
joabel@ghbranding.com.br

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