Métodos Ágeis no Desenvolvimento de Software: o que são, como funcionam e quais as vantagens

Você já ouviu falar em métodos ágeis no desenvolvimento de software? Esses métodos são abordagens que enfatizam a entrega incremental, a colaboração da equipe, o planejamento contínuo e o aprendizado. 

Eles permitem adaptar o projeto às mudanças e às necessidades dos usuários, além de reduzir os riscos e os custos.

Existem vários métodos ágeis, como Scrum, XP (Extreme Programming), Kanban, Lean e outros. 

Eles compartilham alguns valores e princípios que foram definidos no Manifesto Ágil, publicado em 2001 por um grupo de 17 especialistas em software.

Neste artigo, vamos explicar o que são os métodos ágeis, como eles funcionam e quais são as suas vantagens para o desenvolvimento de software. Acompanhe!

O que são métodos ágeis?

Os métodos ágeis são um conjunto de práticas e princípios para o desenvolvimento de software que visam tornar o processo mais eficiente e eficaz. Eles se baseiam em alguns conceitos e práticas que são:

  • Equipe multidisciplinar: é a equipe responsável pelo projeto, composta por profissionais de diferentes áreas, como desenvolvedores, testadores, analistas, designers e outros. A equipe trabalha de forma autônoma, auto-organizada e colaborativa, sem a necessidade de um gerente ou líder formal.
  • Cliente ou usuário: é a pessoa ou grupo que vai usar o software ou se beneficiar dele. O cliente ou usuário participa ativamente do projeto, fornecendo requisitos, prioridades, feedbacks e validações.
  • Requisito: é uma necessidade ou expectativa do cliente ou usuário em relação ao software. Os requisitos são expressos em forma de histórias de usuário (user stories), que são descrições simples e claras do que o usuário quer fazer ou obter com o software. Por exemplo: “Como um administrador do site, eu quero gerenciar os usuários cadastrados”.
  • Backlog: é uma lista ordenada dos requisitos do projeto. O backlog pode ser dividido em dois tipos: backlog do produto (product backlog) e backlog da iteração (iteration backlog). O backlog do produto contém todos os requisitos do software, desde o início até o fim do projeto. O backlog da iteração contém os requisitos que serão desenvolvidos em uma determinada iteração.
  • Priorização: é o processo de definir a ordem dos requisitos no backlog, de acordo com a sua importância e urgência para o cliente ou usuário. A priorização é feita pelo cliente ou usuário, com o apoio da equipe, e pode ser alterada a qualquer momento, conforme as mudanças no projeto.
  • Estimativa: é o processo de definir o tempo e o esforço necessários para desenvolver cada requisito. A estimativa é feita pela equipe, usando técnicas como planning poker, que consiste em atribuir pontos a cada requisito, baseados na sua complexidade e incerteza.
  • Iteração ou sprint: é um ciclo de trabalho de curta duração, geralmente de uma a quatro semanas, no qual a equipe desenvolve um conjunto de requisitos do backlog da iteração. Cada iteração segue as fases de planejamento, execução, revisão e retrospectiva. Ao final da iteração, a equipe entrega um incremento do software ao cliente ou usuário, que pode testar, avaliar e dar feedback.
  • Incremento ou entrega: é uma parte funcional e potencialmente entregável do software, que agrega valor ao cliente ou usuário. Cada incremento deve ser integrado ao software existente e testado para garantir a sua qualidade e segurança.
  • Planejamento: é a fase inicial de cada iteração, na qual a equipe define o escopo, as metas, as tarefas e o cronograma da iteração. O planejamento é feito com a participação do cliente ou usuário, que seleciona os requisitos do backlog do produto para compor o backlog da iteração. A equipe então estima o tempo e o esforço necessários para desenvolver cada requisito e divide-os em tarefas menores.
  • Execução: é a fase principal de cada iteração, na qual a equipe realiza as tarefas definidas no planejamento e desenvolve os requisitos do backlog da iteração. A execução é feita com base em práticas como programação em par (pair programming), integração contínua (continuous integration), refatoração (refactoring) e testes automatizados (automated testing).
  • Revisão: é a fase final de cada iteração, na qual a equipe apresenta o incremento do software ao cliente ou usuário, que pode testar, avaliar e dar feedback. A revisão serve para verificar se os requisitos foram atendidos conforme as expectativas e se há necessidade de correções ou melhorias.
  • Retrospectiva: é uma reunião realizada após cada iteração, na qual a equipe analisa o seu desempenho, identifica os pontos fortes e fracos, e propõe ações de melhoria para as próximas iterações.

Como os métodos ágeis funcionam na prática?

Para ilustrar como os métodos ágeis funcionam na prática, vamos usar como exemplo o Scrum, um dos métodos ágeis mais populares e utilizados no mundo. O Scrum segue os seguintes passos:

  1. O cliente ou usuário define os requisitos do software em forma de histórias de usuário e os coloca no backlog do produto.
  2. A equipe seleciona as histórias de usuário mais prioritárias para compor o backlog da iteração, que tem uma duração fixa de uma a quatro semanas.
  3. A equipe estima o tempo e o esforço necessários para desenvolver cada história de usuário e as divide em tarefas menores.
  4. A equipe realiza as tarefas durante a iteração, seguindo práticas como programação em par, integração contínua, refatoração e testes automatizados.
  5. A equipe realiza reuniões diárias chamadas de daily scrum ou stand-up meeting, que duram cerca de 15 minutos e servem para alinhar o andamento das tarefas, identificar impedimentos e definir as próximas ações.
  6. Ao final da iteração, a equipe apresenta o incremento do software ao cliente ou usuário em uma reunião chamada de sprint review, ou demo, que serve para obter feedback e validar o produto.
  7. A equipe realiza uma reunião chamada de sprint retrospective ou retrospectiva da iteração, que serve para analisar o seu desempenho, identificar os pontos fortes e fracos, e propor ações de melhoria para as próximas iterações.
  8. O ciclo se repete até que todos os requisitos do backlog do produto sejam desenvolvidos e entregues ao cliente ou usuário.

Quais são as vantagens dos métodos ágeis?

Os métodos ágeis trazem diversas vantagens para o desenvolvimento de software, tanto para os clientes ou usuários quanto para as equipes. Algumas dessas vantagens são:

  • Maior satisfação do cliente ou usuário: os métodos ágeis permitem que o cliente ou usuário participe ativamente do projeto, fornecendo requisitos, prioridades, feedbacks e validações. Isso aumenta o alinhamento entre as expectativas do cliente ou usuário e o produto final, além de facilitar a incorporação de mudanças e melhorias ao longo do processo.
  • Maior qualidade e segurança do software: os métodos ágeis garantem que o software seja testado e validado em cada iteração, evitando erros e falhas que possam comprometer a sua funcionalidade e segurança. Além disso, os métodos ágeis incentivam o uso de práticas como programação em par, integração contínua, refatoração e testes automatizados, que melhoram a qualidade e a segurança do código.
  • Maior produtividade e eficiência da equipe: os métodos ágeis estimulam a colaboração, a comunicação e a auto-organização da equipe, que trabalha de forma autônoma e responsável. Isso aumenta a motivação, o comprometimento e a criatividade dos profissionais, que podem resolver problemas mais rapidamente e entregar resultados mais eficientes.
  • Maior flexibilidade e adaptabilidade ao projeto: os métodos ágeis permitem que o projeto seja adaptado às mudanças e às necessidades do cliente ou usuário, sem comprometer a qualidade e a segurança do software. Além disso, os métodos ágeis permitem que o projeto seja entregue em partes funcionais e potencialmente entregáveis, que agregam valor ao cliente ou usuário desde o início.
  • Menor custo e prazo do projeto: os métodos ágeis reduzem o custo e o prazo do projeto, pois evitam desperdícios de tempo e recursos com atividades desnecessárias ou retrabalhos. Além disso, os métodos ágeis permitem que o projeto seja monitorado e controlado de forma mais efetiva, com base em indicadores de progresso e desempenho.

Como aplicar os métodos ágeis no seu projeto?

Se você ficou interessado em aplicar os métodos ágeis no seu projeto de desenvolvimento de software, aqui estão algumas dicas para você começar:

  • Escolha um método ágil que se adapte às características e aos objetivos do seu projeto. Você pode pesquisar sobre os diferentes métodos ágeis disponíveis e comparar as suas vantagens e desvantagens. Você também pode combinar elementos de diferentes métodos para criar uma abordagem personalizada.
  • Defina um escopo inicial para o seu projeto, com base nas necessidades e expectativas do seu cliente ou usuário. Você pode usar técnicas como brainstorming, entrevistas, questionários ou protótipos para coletar as informações necessárias.
  • Crie um backlog do produto com as histórias de usuário que representam os requisitos do seu projeto. Você pode usar ferramentas como Trello, Jira ou Asana para organizar e gerenciar o seu backlog.
  • Priorize as histórias de usuário de acordo com a sua importância e urgência para o cliente ou usuário. Você pode usar critérios como valor agregado, esforço necessário, dependência ou risco para definir a ordem das histórias.
  • Estime o tempo e o esforço necessários para desenvolver cada história de usuário. Você pode usar técnicas como planning poker, que consiste em atribuir pontos a cada história, baseados na sua complexidade e incerteza.
  • Divida o seu projeto em iterações ou sprints de curta duração, geralmente de uma a quatro semanas. Em cada iteração, selecione as histórias de usuário mais prioritárias para compor o backlog da iteração.
  • Planeje as atividades da iteração com a participação da equipe e do cliente ou usuário. Defina as metas, as tarefas e o cronograma da iteração.
  • Execute as tarefas da iteração seguindo as práticas dos métodos ágeis, como programação em par, integração contínua, refatoração e testes automatizados. Realize reuniões diárias para alinhar o andamento das tarefas, identificar impedimentos e definir as próximas ações.
  • Revise o incremento do software ao final da iteração com a participação da equipe e do cliente ou usuário. Obtenha feedback e valide o produto.
  • Realize uma retrospectiva da iteração com a participação da equipe. Analise o seu desempenho, identifique os pontos fortes e fracos, e proponha ações de melhoria para as próximas iterações.
  • Repita o ciclo até que todos os requisitos do backlog do produto sejam desenvolvidos e entregues ao cliente ou usuário.

Neste artigo, você viu o que são os métodos ágeis, como eles funcionam e quais são as suas vantagens para o desenvolvimento de software. Você também viu como aplicar os métodos ágeis no seu projeto, usando o exemplo do Scrum.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. E se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Obrigado pela leitura!

You May Also Like