A análise de concorrência é o processo de estudar e comparar os seus principais competidores no mercado, visando identificar as suas forças e fraquezas, as suas estratégias e os seus resultados.
A análise de concorrência traz diversos benefícios para o seu negócio, como:
- Aumentar o seu conhecimento sobre o mercado e o seu público-alvo - Descobrir as oportunidades e as ameaças que existem no seu ambiente externo - Avaliar os seus pontos fortes e fracos em relação aos seus competidores - Desenvolver estratégias mais eficazes e assertivas para atrair, converter e fidelizar os seus clientes.
A primeira etapa é identificar quem são os seus principais competidores no mercado. Você pode fazer uma lista dos seus competidores diretos (que oferecem a mesma solução que você) e indiretos (que oferecem soluções diferentes, mas que atendem à mesma necessidade do cliente).
Coleta de Dados Relevantes sobre os Concorrentes
A segunda etapa é coletar dados relevantes sobre os seus competidores, como: - Histórico - Produtos ou serviços - Clientes - Resultados
Análise SWOT: Avaliando Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças
A terceira etapa é analisar os dados coletados sobre os seus competidores e sobre o seu próprio negócio, usando a ferramenta SWOT, que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Como se Diferenciar dos Concorrentes
A partir da análise de concorrência, você pode desenvolver estratégias para se diferenciar dos seus competidores e se destacar no mercado. Algumas estratégias são: - Desenvolvendo uma Proposta Única de Valor (PUV) - Estratégias de Preços para se Destacar - Inovação e Diferenciação de Produtos