Um bom professor transita entre o sagrado e o profano. Vai do céu ao inferno em poucos segundos através da cabeça de seus alunos. De santo, vira um carrasco depois de uma avaliação ruim. Agora, imagine só como é compartilhar tudo aquilo que você sabe, de um jeito muito simples e compreensível para alguém que, possivelmente, nunca sequer ouviu falar sobre um assunto.
Ensinar pode ser umas das tarefas mais difíceis que existem. Mas quando o objetivo é atingido, talvez seja uma das profissões mais recompensadoras também. E foi pela paixão em ensinar e pela sensação de dever cumprido que nasceu o GH Academy, um projeto de educação nas áreas de expertise da GH Branding, concretizado em uma plataforma totalmente dedicada a ensinar o que fazemos de melhor.
◼️ Acesse a matéria e conheça mais a fundo a proposta do GH Academy
E pode ter certeza de uma coisa: paixão e brilho no olho não faltam para quem lidera esse projeto. “Sou absolutamente apaixonada pelo design”. É assim que se descreve Fabiane Grossmann, professora de design por 17 anos, criadora de grandes projetos de design do Noroeste do Rio Grande do Sul, e que atualmente é CEO da GH Academy.
Conversamos com a Profe Fabi, como ela é carinhosamente conhecida pelos designers, e ela nos contou sobre sua trajetória como professora, designer e também sobre o futuro da GH Academy. Vem ver!
Afinal, quem é a Fabi?
Eu sou natural de Santa Rosa. Fiz desenho industrial, habilitação em programação visual na UFSM. Trabalhei em um escritório de arquitetura e nesse meio tempo começaram a aparecer projetos grandes de redesign de marca.
As reuniões eram intimidadoras. Eu com 24 anos, mulher, recém formada, em uma sala com homens bem mais velhos. Mas foram projetos que me garantiram uma renda e me ajudaram a construir uma visão empreendedora e resiliente.
Foi uma questão de tempo até abrir uma empresa que mantive por dez anos até chegar naquele ponto em que precisava crescer, mas não encontrava mão de obra criativa. Eu percebia que precisava também ajudar o mercado do interior a entender o que um designer faz, para eu conseguir vender meus projetos.
A carreira como professora
Eu comecei a vida de professora quando a Setrem decidiu abrir o curso técnico em design e me chamou para ajudar a estruturar o curso. Em 2007 já era professora horista da Unijuí quando comecei o mestrado na UFSM e decidi me dedicar à atuação como educadora.
Na Unijuí concretizei esse meu propósito de ajudar a educar o mercado, porque não adianta a gente se formar na área e sentir essa resistência. Então o jeito que eu encontrei pra conseguir fazer isso foi investir na formação de novos profissionais. Acredito que essa foi uma das razões por eu me sentir tão realizada.
As mudanças e o que vem por aí
Vou finalmente contribuir naquilo que eu mais senti falta quando estava na vida acadêmica, que é a caminhada conjunta da academia com o mercado. Como eu fui anos coordenadora do curso de design, o que eu queria, o que me realizava, era ver o meu aluno feliz, saber que ele conseguiu trabalhar.
Eu via cada vez mais esse feedback de quem está no mercado, me dizendo “o que se ensina lá dentro é muito distante do que aquilo que a gente precisa que aconteça aqui”. Isso começou a me incomodar. E mesmo diante das dificuldades de me adaptar e evoluir na velocidade do mercado, eu percebi que, com o tempo, iniciativas individuais minhas exigiam muito mais esforço, porque o entorno, o contexto não facilitava. Então tomei a decisão de trilhar um novo caminho, mas ainda sem saber qual.
Mas e a GH Academy? Como surgiu e o que se tornou?
Foi nessa fase que as conversas com a galera da GH Branding começaram. E em um desses momentos me chamaram pra ser parceira da GH Academy. Quando eles me falaram que o sonho deles é que a GH seja também referência em termos de inovação tecnológica, de excelência nas áreas em que atua, para que ela seja uma disseminadora a partir do interior do estado, foi aquela cereja que faltava para meu propósito de vida que eu escolhi lá em 1997 quando me formei.
Como o projeto vai acontecer na prática?
GH Academy vai ser um portal de acesso para as pessoas que querem se preparar para criar o futuro. Sobretudo, para começar, nas áreas onde a GH Branding é reconhecida por sua autoridade, por sua expertise: design, estratégia, conteúdo e tecnologia. Vai ser a nossa porta de entrada. Temos planos loucos e lindos para um futuro próximo.
Vai ser o lugar de referência para as pessoas que querem buscar conexão com o que está acontecendo no mundo. Claro, estamos pensando de modo adaptativo para o que temos hoje: uma pandemia. Então ele foi pensado para funcionar na pandemia, e também, depois dela passar.
Pensamos em um modelo de ensino híbrido baseado em tecnologias. Resultado da fusão de metodologias diferentes para o presencial e para o online, um ensino intermediado por tecnologias, porque queremos, de fato, um ensino denso, ágil e focado no mercado.
E sobre os modelos das aulas?
O conteúdo o aluno verá no online em vídeo-aulas e o encontro com o mentor da GH nas masterclasses será (durante a pandemia) online ao vivo na forma de uma experiência de vida imersiva e intensa para ver a aplicabilidade prática das coisas, ter uma mentoria, feedback, ajudar a construir portfólio.
É o conceito de sala de aula invertida, no qual você aprende em casa e vem ao encontro dos colegas e do mentor para aplicar na prática, para ser orientado, já que ele (mentor) usará toda sua experiência para ajudar, propor desafios e dar feedbacks do que for realizado. Diferente do modelo tradicional em que você aprende a teoria na aula e o professor te dá uma tarefa para fazer em casa.
Para quem são esses cursos?
O nível é para iniciante, é voltado para quem quer trabalhar, quem quer começar. São três módulos de um curso completo que oferece três vagas de estágio remunerado na GH. Pode ser também para quem já está na caminhada do design, pode ser para quem já é formado e quer encarar, concorrer a uma dessas vagas para entrar no time da GH. Acho que a GH hoje tem uma posição no mercado que as pessoas já começam a ter interesse em participar de uma concorrência, para entrar ali e poder ter uma oportunidade.
O diferencial é que a GH abre suas metodologias e processos exclusivos com profundidade de conteúdo. Nos primeiros módulos a gente consegue dar um panorama do design gráfico. Também essa questão da prática, do domínio de algumas ferramentas. Nós vamos conseguir colocar à disposição das pessoas um produto mais acessível. Principalmente, porque as pessoas querem se apropriar desse conhecimento mais rapidamente.
Você tem a vantagem de ter várias linguagens diferentes em um vídeoaula, com conteúdo de forma mais densa, em menos tempo e que fica disponível para o aluno por 6 meses. O aluno pode assistir a aula quando ele quiser, com dicas de bibliografias e informações mais profundas.
Por que alguém que tenha interesse pelo design deve fazer esses cursos?
É um curso pensado por quem sabe fazer, para quem quer fazer. Um curso de designers para designers. Então quando os cursos forem de outras áreas, conteúdo ou performance, vão ser propostos por pessoas que tem o know how. São pessoas que estão no mercado trazendo a realidade do agora.
Como você enxerga esse projeto no futuro?
A GH Academy vai ser referência na formação de profissionais para trabalhar com inovação. Com o passar da pandemia teremos as masterclasses e vai ser o grande diferencial. E onde tiver um ponto da GH Branding precisando compartilhar essa lógica da abundância do conhecimento, a gente vai se colocar como GH Academy. Não existem limites. É GH se colocando no mundo como uma formadora de opinião e uma criadora de futuro.
Curtiu saber um pouco mais sobre o GH Academy? Muito em breve novos cursos e módulos serão divulgados. Enquanto isso, acesse o site, confira os cursos que já estão abertos e inscreva-se. A gente te espera aqui cheios de fome por inovação e à espera de pessoas cheias de gás para transformar o futuro.