Como funciona o Google Ads? Dicas de redator – GH Brandtech
Artigo para responder às dúvidas comuns de redatores como “O que é Google Ads?”, “Como funciona o Google Ads?” e “Como criar uma campanha no Google Ads?”.
Introdução
Já faz alguns anos que criar anúncios online se tornou uma necessidade para qualquer profissional digital. E uma das principais ferramentas para quem quer vender na internet é o Google Ads.
Como toda ferramenta de anúncios,o Google Ads possui regras e boas práticas que ajudam a aumentar as chances da sua campanha dar certo. É por isso que separamos algumas dicas que aprendemos ao longo dos anos para te ajudar a entender como funciona o Google Ads do ponto de vista de um redator.
Boa leitura!
O que é o Google Ads?
Inicialmente chamado de Google AdWords, o Google Ads existe desde 2000. Através dele é possível fazer anúncios para todo tipo de negócio, do microempreendedor até uma empresa multinacional. É também a principal fonte de receita do Google, representando 96% do faturamento anual da empresa.
Se você está criando o texto para um anúncio no Google Ads é preciso, antes de mais nada, saber o que seu cliente procura com aquela peça. Para isso, é preciso entender como criar uma campanha no Google Ads e estruturá-la antes de começar a escrever suas peças.
Como criar uma campanha no Google Ads
Estruturando uma campanha
Montar a estrutura de uma campanha é um processo que envolve muitos profissionais.
Se você atua em uma agência de publicidade, o recomendado é ter pelo menos uma pessoa para cada uma dessas funções:
Antes de mais nada, vocês precisam se reunir com o cliente e bater o martelo sobre o objetivo dessa campanha. Pode parecer óbvio, mas não é.
Nem toda campanha possui o mesmo objetivo. Algumas são focadas em vendas, enquanto outras privilegiam impactos.
Seu cliente quer vender o produto/serviço dele ou quer que o máximo de pessoas visualize seus anúncios? Em outras palavras, é uma campanha de vendas ou awareness (percepção)?
Se for uma campanha de Natal o objetivo de vendas irá ditar não só os KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores Chave de Performance), mas também os termos que você deve usar para converter seu público: “Compre agora”, “Por tempo limitado”, “Garanta o seu”…
Por outro lado,se a sua campanha possuir o objetivo de lançar uma nova marca você irá querer reter a atenção do seu público. A quantidade de vendas não irá importar tanto, mas sim quantas visualizações e cliques aquele anúncio gerou.
Novamente, isso irá dizer até que termos você deve usar no seu texto, como por exemplo: “Conheça”, “Descubra”, “Entenda”…
Assim, agora que você já tem o objetivo da sua campanha bem definido, precisa criar um Ad Grid para saber exatamente o que seus anúncios irão comunicar.
O que é um Ad Grid?
Ad Grid é um termo que usamos na GH Brandtech para a tabela onde colocamos os argumentos, termos e ideias que usaremos nos anúncios.
É uma ferramenta essencial para criar com propósito.
O maior inimigo do redator são achismos, principalmente os seus próprios. Então, nós juntamos todas as equipes e criamos em conjunto ideias para os anúncios.
Cada Ad Grid é diferente do outro: às vezes já colocamos ideias para arte, mas sempre delineamos o que queremos falar com aquelas peças.
O destaque desse anúncio vai ser preço; do outro vai ser parcelamento; aqui vamos focar em diferenciais do cliente; e por aí vai. Determinar isso antes mesmo de começar a escrever vai ajudar a economizar tempo e evitar que você caia em vícios próprios no texto.
Mantendo a voz de marca: a importância do guideline para Ads
Toda marca tem regras, mesmo aquelas que não possuem um guideline ou brandbook.
Guideline é um conjunto de regras da marca, e geralmente elas são compiladas em um documento chamado brandbook. O brandbook diz o que pode e o que não pode ser feito em todas as peças da marca, desde os textos até as artes.
Em teoria todas as marcas deveriam ter um documento assim, mas muitas não têm.
Se a marca para a qual você está criando anúncios possui esse documento, leia ele de cabo a rabo para ter certeza de quais palavras e expressões você pode ou não pode usar.
Além disso, ele vai ser muito útil para você saber o tom de voz da marca, se ela tem um tom mais formal ou informal, se faz uso de humor ou é mais técnica, etc.
Se a marca não possui um brandbook, o melhor que você pode fazer é criar sua própria colinha. Estude as comunicações anteriores dela, examine como ela fala com o público e se tiver qualquer dúvida bata um papo com seu cliente.
O jeito mais assertivo de saber se você pode escrever algo é perguntar.
Como evitar certos termos
Então você começou a fazer seus anúncios, mas o seu cliente possui limitações específicas de quais termos você pode ou não usar. Como contornar essas regrinhas?
Cada caso é específico e você terá que encontrar sinônimos para expressar suas ideias, mas separei alguns problemas comuns e como eu contornei eles ao longo do tempo:
- O que escrever se você não pode falar o nome de um competidor: escreva termos como “competidor”, “competição”, “os outros” e “outras opções”.
- O que escrever se você não pode falar o nome de um evento esportivo: use expressões como “os jogos”, “o evento esportivo”, “a partida”, “estamos na torcida”, “evento de (insira o nome do esporte aqui)”.
- O que escrever se você não pode falar o nome de uma rede social: opte por colocar “nossas redes sociais”, “nossas redes”, “a rede vizinha”, “siga a gente no @(nome da empresa)”, “siga a nossa página”.
- O que escrever se você não pode mencionar uma marca como Disney, Marvel e Netflix: procure expressões associadas com a marca como “Mundo Mágico”, “Casa das Ideias” e “A Gigante dos Streamings”.
Limite de caracteres: dicas e truques para abreviação
Um anúncio de Google Ad possui quatro campos:
5 Títulos Curtos, 1 Título Longo, 5 Descrições e 4 Extensões de Frases.
Esses campos possuem limites de caracteres específicos, eles são:
Com essas limitações de tamanho é preciso resumir o máximo possível sua mensagem para caber no espaço. Separei abaixo algumas dicas simples que já me ajudaram bastante nessas situações onde o texto ficou com um caractere a mais:
- Em vez de “12 vezes sem juros” use “12X sem juros”
- Em vez de “50% de desconto” use “50% Off”
- Em vez de “reais” use “R$”
- Em vez de colocar uma data por extenso coloque só os numerais. Exemplo: troque “28 de junho” por “28/06”
Pode até parecer óbvio, mas é impressionante quantas pessoas não pensam nisso na hora de fazer seus Ads. Nunca esqueça, cada caractere conta.
Google Ads: Como usar a IA para te ajudar
A Inteligência Artificial é um assunto muito polêmico e seu uso para a redação publicitária mais ainda.
Nenhuma IA conhece seu cliente tão bem quanto você, então você nunca deve se apoiar totalmente nela para criar seus Ads. Entretanto, existe um jeito inteligente de usar a tecnologia a seu favor.
Quando fazemos anúncios para o Google Ads trabalhamos com grandes quantidades. Além de cada Ad ter 5 Títulos Curtos, 1 Título Longo, 5 Descrições e 4 Extensões de Frases, você terá que fazer muitas versões deles.
Essa quantidade varia dependendo da solicitação, mas no final você vai escrever sobre o mesmo cliente dezenas de vezes. O seu maior inimigo será a repetição e como escrever sobre a mesma coisa sem se repetir.
Aí é que entra a Inteligência Artificial, como uma ferramenta para evitar seus próprios vícios de linguagem. Faça seu primeiro anúncio sozinho e divida seu texto com a IA que você tem a sua disposição, pedindo para ela:
“Me forneça 5 Títulos Curtos com 30 caracteres sem repetir esses títulos que te enviei.”
Faça o mesmo para o Título Longo, as Descrições e as Extensões de Frases.
Muito do que a IA irá te responder não fará sentido algum e aí cabe a você selecionar e reescrever, porém ela irá pensar de um jeito diferente do seu, trazendo novas palavras, termos e combinações que você não está acostumado.
Não use a IA como um Redator, esse é o seu trabalho. Use ela como um editor que irá ler o que você escreveu e sugerir novas ideias. Cabe a você escolher quais usar e quais ignorar.
Conclusão
O Google Ads é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa se posicionar bem no mundo digital, mas para obter uma boa performance você precisa saber o que faz.
Este artigo foi uma pequena espiada atrás da cortina mostrando o que nós fazemos todos os dias na GH Brandtech e explicando um pouco como funciona essa parte do negócio.
Como todo canal digital o Google Ads está em constante mudança, é possível que em alguns anos certas informações aqui mudem, mas os conceitos que você aprendeu aqui irão sempre valer.
Esse conhecimento sobre como criar anúncios no Google Ads irá te ajudar no seu dia a dia, independentemente se você for um profissional de mídia estruturando sua campanha, um redator que irá criar conteúdos para a plataforma ou um cliente que quer entender melhor como funcionam seus anúncios.
Se você quer ver seus negócios crescerem mais rapidamente através dos anúncios do Google procure pessoas que sabem o que fazem: a GH Brandtech possui equipes completas para fazer sua empresa se destacar no Google Ads.