Branded Content: por que é importante para o seu negócio

Branded Content: o que é, para que serve, como fazer? Neste artigo, vamos explorar mais sobre este conceito utilizado por marcas de diferentes segmentos no mundo todo. 

Continue lendo e conheça as vantagens e alguns cases em branded content para se inspirar. 

O que é Branded Content e para que serve

Mas afinal, o que é Branded Content? É uma forma de criar conexão com os clientes usando diferentes métodos de conteúdo e comunicação capazes de influenciar positivamente na jornada de compra. 

Pare e pense: como sua empresa se diferencia dos concorrentes? Ela está deixando um legado no mundo? Está realmente fazendo a diferença? Ou os seus passos são apenas  “mais do mesmo”? 

Conteúdo de marca é uma das melhores maneiras de diferenciar uma empresa da outra em um mercado competitivo. Este conceito e conjunto de estratégias prioriza o valor oferecido ao público no lugar da promoção direta de produtos ou serviços.

A abordagem visa construir uma conexão emocional com o público, que pode levar à maior destaque, engajamento e fidelidade à marca. 

No lugar de interromper o consumidor com anúncios tradicionais, o branded content busca integrar a mensagem da marca em narrativas que sejam interessantes e, principalmente, relevantes para o público-alvo.

Criando um projeto de marca

Uma identidade visual consistente e alinhada aos valores da empresa é essencial para marcas que desejam fazer a diferença, mas não só…

É aí que entra o projeto de marca: trabalho fundamental para negócios que desejam criar conteúdos envolventes e significativos. Com ele, podemos garantir que as peças de conteúdo estejam alinhadas com o público-alvo e reforcem a mensagem central da marca. 

Isso inclui a definição de elementos como logo, paleta de cores, elementos gráficos, tom de voz e estilo de comunicação.

Ao estabelecer posicionamentos claros para a marca, as empresas podem criar experiências de conteúdo que não apenas demonstram a essência de quem são, mas também promovem uma conexão verdadeira, profunda, honesta e emocional com os consumidores.

Como criar um Branded Content eficaz

Para criar um branded content eficaz,  devemos definir metas e objetivos. Fazemos isso a partir do conhecimento aprofundado do nosso público. 

Uma pesquisa da Adobe mostra que 38% das pessoas entrevistadas são mais propensas a consumir serviços e produtos  quando sentem que as marcas as representam e demonstram seus valores pessoais.

Ou seja, isso vai fazê-las lembrar e apoiar marcas com as quais sentem afinidade emocional.

Dessa forma, o primeiro passo para criar um branded content é elaborar uma estratégia de conteúdo que fortaleça o posicionamento da marca a partir de gostos e interesses do público-alvo. 

Continue lendo e entenda mais sobre isso. 

Conheça o seu público

Conhecer as necessidades do nosso público é o ponto de partida necessário para a criação de campanhas. Realize pesquisas para descobrir preferências, comportamentos e necessidades. Com essas informações, você pode elaborar ações com mais confiança. 

Crie conteúdos autênticos

Os consumidores estão cada vez mais rápidos em detectar mensagens promocionais forçadas. A produção de conteúdo autêntico fortalece a confiança do consumidor na marca, favorecendo conexões reais, que podem fidelizar clientes antigos e atrair leads em potencial. 

Faça storytelling 

De certa forma, histórias são mais fáceis de lembrar do que mensagens promocionais. O storytelling de marca foca em histórias que inspiram e emocionam, enquanto mantêm a empresa como uma parte integrante, mas não intrusiva, da narrativa.

Use diferentes formatos de conteúdo

Vídeos, podcasts, animações e outros formatos de conteúdo podem apresentar a marca ou manifestar mensagens de forma mais pessoal, aumentando a conexão com o usuário. É importante escolher os formatos que melhor se alinham com as preferências do público-alvo e objetivos da campanha.

Conteúdo patrocinado

Você também pode atuar com conteúdo patrocinado após lançar sua campanha. Isso pode aumentar seus resultados. Aliás, o monitoramento te permite ajustar estratégias futuras conforme necessário, garantindo que as campanhas estejam sempre alinhadas com o que o seu público espera.

Vantagens do Branded Content

Uma das principais vantagens do branded content é melhorar o relacionamento entre a marca e o cliente, mas ele também aumenta a autoridade, reforça o posicionamento e facilita a lembrança da marca por parte dos consumidores.

Aliás, é isso o que o branding faz pela sua marca: a mantém relevante, forte e viva,  a partir das histórias que você deixa no mundo e que as outras pessoas contam sobre a relação delas com a sua empresa. 

Confira outras vantagens do conteúdo de marca:

aumento de engajamento;

conexão entre usuários e marca;

fidelização;

credibilidade;

fortalecimento de comunidades;

interação espontânea e outros.

Aumenta a autoridade 

A marca se posiciona como uma autoridade em seu nicho, ganhando credibilidade, confiança do público e, por consequência, fidelização.

Reforça o posicionamento 

O conteúdo de marca cria reconhecimento no mercado e ajuda a comunicar de forma eficaz a missão do negócio, reforçando o posicionamento de marca no mercado e a diferenciando dos concorrentes.

Melhora a lembrança da marca por parte dos consumidores

Conteúdos envolventes e emocionantes são mais fáceis de recordar, aumentando a probabilidade dos consumidores se lembrarem da marca quando precisarem de produtos ou serviços relacionados.

Conheça alguns cases para te inspirar

Conheça cases de empresas líderes em branded content com relevância e dinâmicas que atingem o grande público de maneira incomparável, entregando excelentes resultados para a marca. 

Lego

Imagem: Harry Potter – A Batalha de Hogwarts / Reprodução Lego

Considerada pioneira na criação de branded content, a Lego é valiosa por causa das percepções que os consumidores têm da marca de brinquedos montáveis. 

Através de parcerias com diferentes franquias renomadas, como Star Wars e Harry Potter, a Lego cria experiências únicas e vivências diferentes para as pessoas. 

Red Bull

Imagem: Reprodução Red Bull 

Conhecida pelo seu Slogan “Red Bull te dá asas”, a marca reforça que quem bebe o energético gosta de aventuras, riscos, e claro, esportes. 

Aliás, foi em campanhas de esportes radicais e em eventos importantes, onde recordes mundiais foram batidos, que a Red Bull atingiu os níveis mais altos alinhados com seu posicionamento.

Uma ação significativa foi a transmissão do salto do paraquedista Felix Baumgartner, que em 2012, pulou 39 metros diretamente da estratosfera. A marca, claro, aparecia em todo o momento, na roupa do atleta e no foguete. 

Volvo

A Volvo é uma marca que procura destacar a segurança em quase, ou me arrisco a dizer, em todas as suas campanhas. Isso é evidente nos conteúdos produzidos.

Um exemplo é a campanha de 2013, realizada com o ator Jean-Claude Van Damme , que tem mais de 120,636,023 views no YouTube, criada para demonstrar precisão, estabilidade, direção segura e leve.

Branded Content: para todas as empresas

Branded content não é exclusivo para grandes empresas. Marcas de todos os tamanhos podem se beneficiar dessa estratégia. O importante é criar conexões significativas com os consumidores, através de conteúdos que sejam relevantes e valiosos, mas não apenas.

É necessário que o discurso e a mensagem propagada sejam apresentados alinhados verdadeiramente com os valores e a identidade da marca. 

Quer aplicar estratégias de Branded Content no seu negócio e não sabe como?

Como já mencionamos, os consumidores procuram cada vez mais empresas que estejam conectadas com os valores em que eles acreditam. Isso significa que demonstrar seu posicionamento para o público através de conteúdos de qualidade é indispensável.

Somos a GH Brandtech, especialistas em impulsionar a identidade dos negócios através de Branding para gestão de marca, Growth para aceleração comercial e tecnologia para experiências digitais. 

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