Branded Content: o que é, para que serve, como fazer? Neste artigo, vamos explorar mais sobre este conceito utilizado por marcas de diferentes segmentos no mundo todo.
Continue lendo e conheça as vantagens e alguns cases em branded content para se inspirar.
O que é Branded Content e para que serve
Mas afinal, o que é Branded Content? É uma forma de criar conexão com os clientes usando diferentes métodos de conteúdo e comunicação capazes de influenciar positivamente na jornada de compra.
Pare e pense: como sua empresa se diferencia dos concorrentes? Ela está deixando um legado no mundo? Está realmente fazendo a diferença? Ou os seus passos são apenas “mais do mesmo”?
Conteúdo de marca é uma das melhores maneiras de diferenciar uma empresa da outra em um mercado competitivo. Este conceito e conjunto de estratégias prioriza o valor oferecido ao público no lugar da promoção direta de produtos ou serviços.
A abordagem visa construir uma conexão emocional com o público, que pode levar à maior destaque, engajamento e fidelidade à marca.
No lugar de interromper o consumidor com anúncios tradicionais, o branded content busca integrar a mensagem da marca em narrativas que sejam interessantes e, principalmente, relevantes para o público-alvo.
Criando um projeto de marca
Uma identidade visual consistente e alinhada aos valores da empresa é essencial para marcas que desejam fazer a diferença, mas não só…
É aí que entra o projeto de marca: trabalho fundamental para negócios que desejam criar conteúdos envolventes e significativos. Com ele, podemos garantir que as peças de conteúdo estejam alinhadas com o público-alvo e reforcem a mensagem central da marca.
Isso inclui a definição de elementos como logo, paleta de cores, elementos gráficos, tom de voz e estilo de comunicação.
Ao estabelecer posicionamentos claros para a marca, as empresas podem criar experiências de conteúdo que não apenas demonstram a essência de quem são, mas também promovem uma conexão verdadeira, profunda, honesta e emocional com os consumidores.
Como criar um Branded Content eficaz
Para criar um branded content eficaz, devemos definir metas e objetivos. Fazemos isso a partir do conhecimento aprofundado do nosso público.
Uma pesquisa da Adobe mostra que 38% das pessoas entrevistadas são mais propensas a consumir serviços e produtos quando sentem que as marcas as representam e demonstram seus valores pessoais.
Ou seja, isso vai fazê-las lembrar e apoiar marcas com as quais sentem afinidade emocional.
Dessa forma, o primeiro passo para criar um branded content é elaborar uma estratégia de conteúdo que fortaleça o posicionamento da marca a partir de gostos e interesses do público-alvo.
Continue lendo e entenda mais sobre isso.
Conheça o seu público
Conhecer as necessidades do nosso público é o ponto de partida necessário para a criação de campanhas. Realize pesquisas para descobrir preferências, comportamentos e necessidades. Com essas informações, você pode elaborar ações com mais confiança.
Crie conteúdos autênticos
Os consumidores estão cada vez mais rápidos em detectar mensagens promocionais forçadas. A produção de conteúdo autêntico fortalece a confiança do consumidor na marca, favorecendo conexões reais, que podem fidelizar clientes antigos e atrair leads em potencial.
Faça storytelling
De certa forma, histórias são mais fáceis de lembrar do que mensagens promocionais. O storytelling de marca foca em histórias que inspiram e emocionam, enquanto mantêm a empresa como uma parte integrante, mas não intrusiva, da narrativa.
Use diferentes formatos de conteúdo
Vídeos, podcasts, animações e outros formatos de conteúdo podem apresentar a marca ou manifestar mensagens de forma mais pessoal, aumentando a conexão com o usuário. É importante escolher os formatos que melhor se alinham com as preferências do público-alvo e objetivos da campanha.
Conteúdo patrocinado
Você também pode atuar com conteúdo patrocinado após lançar sua campanha. Isso pode aumentar seus resultados. Aliás, o monitoramento te permite ajustar estratégias futuras conforme necessário, garantindo que as campanhas estejam sempre alinhadas com o que o seu público espera.
Vantagens do Branded Content
Uma das principais vantagens do branded content é melhorar o relacionamento entre a marca e o cliente, mas ele também aumenta a autoridade, reforça o posicionamento e facilita a lembrança da marca por parte dos consumidores.
Aliás, é isso o que o branding faz pela sua marca: a mantém relevante, forte e viva, a partir das histórias que você deixa no mundo e que as outras pessoas contam sobre a relação delas com a sua empresa.
Confira outras vantagens do conteúdo de marca:
Aumenta a autoridade
A marca se posiciona como uma autoridade em seu nicho, ganhando credibilidade, confiança do público e, por consequência, fidelização.
Reforça o posicionamento
O conteúdo de marca cria reconhecimento no mercado e ajuda a comunicar de forma eficaz a missão do negócio, reforçando o posicionamento de marca no mercado e a diferenciando dos concorrentes.
Melhora a lembrança da marca por parte dos consumidores
Conteúdos envolventes e emocionantes são mais fáceis de recordar, aumentando a probabilidade dos consumidores se lembrarem da marca quando precisarem de produtos ou serviços relacionados.
Conheça alguns cases para te inspirar
Conheça cases de empresas líderes em branded content com relevância e dinâmicas que atingem o grande público de maneira incomparável, entregando excelentes resultados para a marca.
Lego
Imagem: Harry Potter – A Batalha de Hogwarts / Reprodução Lego
Considerada pioneira na criação de branded content, a Lego é valiosa por causa das percepções que os consumidores têm da marca de brinquedos montáveis.
Através de parcerias com diferentes franquias renomadas, como Star Wars e Harry Potter, a Lego cria experiências únicas e vivências diferentes para as pessoas.
Red Bull
Imagem: Reprodução Red Bull
Conhecida pelo seu Slogan “Red Bull te dá asas”, a marca reforça que quem bebe o energético gosta de aventuras, riscos, e claro, esportes.
Aliás, foi em campanhas de esportes radicais e em eventos importantes, onde recordes mundiais foram batidos, que a Red Bull atingiu os níveis mais altos alinhados com seu posicionamento.
Uma ação significativa foi a transmissão do salto do paraquedista Felix Baumgartner, que em 2012, pulou 39 metros diretamente da estratosfera. A marca, claro, aparecia em todo o momento, na roupa do atleta e no foguete.
Volvo
A Volvo é uma marca que procura destacar a segurança em quase, ou me arrisco a dizer, em todas as suas campanhas. Isso é evidente nos conteúdos produzidos.
Um exemplo é a campanha de 2013, realizada com o ator Jean-Claude Van Damme , que tem mais de 120,636,023 views no YouTube, criada para demonstrar precisão, estabilidade, direção segura e leve.
Branded Content: para todas as empresas
Branded content não é exclusivo para grandes empresas. Marcas de todos os tamanhos podem se beneficiar dessa estratégia. O importante é criar conexões significativas com os consumidores, através de conteúdos que sejam relevantes e valiosos, mas não apenas.
É necessário que o discurso e a mensagem propagada sejam apresentados alinhados verdadeiramente com os valores e a identidade da marca.
Quer aplicar estratégias de Branded Content no seu negócio e não sabe como?
Como já mencionamos, os consumidores procuram cada vez mais empresas que estejam conectadas com os valores em que eles acreditam. Isso significa que demonstrar seu posicionamento para o público através de conteúdos de qualidade é indispensável.
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