ABM: Como essa sigla pode fazer toda a diferença nas vendas complexas B2B

Se você trabalha com venda de serviços complexos, independentemente do ponto em que você esteja (do marketing a vendas), você já deve ter percebido que a tarefa de convencimento do seu potencial cliente não é fácil.

Provavelmente são dois pontos que tornam essa venda difícil: chamar a atenção do seu público em meio a tanta informação que gira hoje e explicar, de forma atraente, o seu serviço, que já sabemos ser complexo.

Um serviço é considerado complexo quando você não consegue explicar com a mesma simplicidade que você entende o serviço de um aplicativo de mobilidade, por exemplo. Além disso, quando o custo de aquisição é elevado, normalmente acima de R$ 100.000,00 ano, e envolve mais de um decisor.

Tabela que detalha o formato de trabalho ideal para cada tipo de negócio complexo dentro de uma estratégia de ABM

Um cuidado importante que você precisa ter é não confundir a complexidade do seu serviço com Product Market Fit.

Ou seja, partimos do pressuposto que se o seu serviço está no mercado já há algum tempo, que já tem um número mínimo de clientes satisfeitos, cujo o mundo acabaria se o seu serviço sumisse do mapa.

Afinal, o que é ABM?

Nos últimos anos temos visto surgir essa sigla, ABM, para dar uma força nessa tarefa aparentemente difícil de vender serviços complexos (preciso ser muito franco, realmente é muito difícil). ABM vem de Account Based Marketing ou Marketing Baseado em Contas.

Diferentemente do inbound e do marketing tradicional onde você joga iscas para atrair e qualificar no funil de prospecção uma série de leads e potenciais clientes, no ABM a prospecção é ativa e você aborda potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal (Aqui tem um guia para te ajudar a identificar seu ICP) de forma personalizada e com estudo de diversos pontos de contato, acessando as suas dores específicas.

Então ABM não é para todo o perfil de cliente?

Se estamos falando de um serviço complexo, é esperado que ele não seja para todo mundo. Tanto pelo uso específico, quanto pelo custo.

Então nada mais lógico que dedicarmos uma energia especial a cada conta/cliente que quisermos fazer negócios, nos apresentando de forma lapidada à sua realidade.

O ABM é uma técnica de vendas utilizada há muitos anos que ganhou força total agora com o uso da tecnologia, permitindo a gestão de dados de forma muito mais inteligente e assertiva.

Quais são os requisitos para aplicar a estratégia ABM?

Recomendo:

(quanto mais serviços você conseguir centralizar na mesma plataforma, melhor)

Como aplicar o ABM na prática?

Tudo o que você precisa para dar o pontapé inicial em sua estratégia de ABM é ter um compromisso de toda a empresa e acesso a dados.

São 3 etapas:

1 – Identify – Identificação/ Reconhecimento

A fase inicial é chamada pelos gringos de “Field of Play”, Campo de Jogo, ou seja, entendimento do cenários em que iremos atuar.

Na etapa de IBP (Ideal Buyer Profile ou Perfil de Comprador Ideal) você pode usar alguns dos requisitos:

2- Engage – Engajar

Aqui estamos falando do plano de jogo e das táticas que usaremos para conquistar território.

3 – Land & Expand – Conquista de Território e Expansão

Partimos para a etapa de aprendizados, revisão de estratégias e consolidação de ações de sucessos.

Pontos importantes a serem considerados durante o planejamento da sua estratégia de ABM

Colocar toda essa parafernalha de estratégias para funcionar não é tarefa fácil, como já mencionado, principalmente por cada variável ser passível de teste e validação. ABM é o jogo dos insistentes.

Aqui cabe muito bem um mindset growth hacker, no sentido de testar o máximo possível de possibilidades até achar o ponto certo.

Vale tudo, retomar velhas malas diretas, convite para eventos exclusivos, envio de presentes. A regra é mostrar interesse e atingir o prospect de forma mais personalizada possível. Grandes empresas trabalham muito bem essa técnica há anos, como IBM, Sales Force, entre outros.

ABM e insights na prática

Escolha uma plataforma de marketing digital que consiga fornecer visibilidade do lead em todo o fluxo. E mais, que permita que o seu time de marketing e vendas consiga classificar o nível de decisão dentro da empresa.

Cada pessoa dentro da empresa em alvo tem um papel na decisão e precisa de argumentos personalizados. Configure o seu processo a ponto de ter argumentos e ativos de vendas para cada um deles.

E para fechar

Esquece. Nenhuma mega conta irá atrás da sua empresa a partir de uma busca no Google ou de um anúncio no Linkedin. Até pode iniciar um relacionamento, mas o convencimento vai depender do relacionamento com outras pessoas e de muito fluxo de conversa e nutrição.

Mãos à obra! Se você não está aprendendo a fazer ABM, provavelmente o seu concorrente está.

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